No último dia de competições dos Jogos Sul-americanos de Medelín, o basquete masculino brasileiro se despediu com derrota e perdeu a oportunidade de conquistar a medalha de bronze. Nesta terça-feira, a equipe nacional, representada por jogadores abaixo de 18 anos, perdeu para o Chile por 78 x 69, na prorrogação, e acabou fracassando na disputa pelo pódio.
Na partida que valeu o bronze, o Brasil começou melhor que o adversário e terminou o primeiro tempo à frente dos rivais no placar: 30 x 27. Contudo, o Chile cresceu na segunda etapa e dominou completamente o terceiro quarto de partida, quando a seleção nacional anotou apenas oito pontos no jogo e terminou atrás no marcador (44 x 38).
Com a necessidade de reencontrar o jogo do primeiro tempo, o Brasil reforçou a marcação e reagiu novamente na partida. Crescente dentro de quadra e dominando os adversários, a seleção brasileira, comandada por Felipe Vezaro, autor de 23 pontos, forçou a disputa da medalha de bronze na prorrogação.
No tempo extra, o Chile entrou melhor novamente nas disputas e comandou o placar do início ao fim. Nos cinco minutos da prorrogação, a seleção brasileira anotou apenas nove pontos, a metade do aproveitamento chileno, que terminaram com a terceira colocação.
O ouro na competição continental ficou nas mãos dos argentinos, que derrotaram o Uruguai na decisão por 60 x 46 e terminaram na primeira colocação.