As quartas de final da Liga dos Campeões da Europa começam a ser disputadas nesta terça-feira com um duelo entre duas das maiores equipes da França. O Olympique de Lyon recebe o Bordeaux, no Estádio Gerland, às 15h45 (de Brasília), pela partida de ida da fase eliminatória. Em campo, além de um lugar nas semifinais da competição, o ;título; de melhor time francês.
Líder do Campeonato Francês, o Bordeaux já viveu melhor momento na temporada. Além de ver seus adversários pelo título nacional próximos, a equipe perdeu o título da Copa da Liga Francesa no último sábado, quando foi derrotada pelo rival Olympique Marseille, por 3 x 1.
"Estamos todos tristes pela derrota na final da Copa da Liga, mas o nosso luto terminou. O jogo contra o Lyon é o mais importante da nossa história recente. Estamos bastante motivados e isso compensará um pouco o cansaço mental que temos sentido", declarou Chamakh.
Apesar de um momento conturbado em território nacional, na Copa dos Campeões a situação é bem diferente. Após garantir a primeira colocação do Grupo A, que contava com Bayern de Munique, Juventus e Maccabi Haifa, sem sofrer derrotas, os girondinos eliminaram os gregos do Olympiacos nas oitavas de final.
Pela primeira vez nas quartas de final da competição desde 1988, o Bordeaux conta com o talento de jogadores como Chamakh, que foi o responsável pela vitória girondina contra o Lyon em dezembro, pelo Campeonato Francês. "Enfrentar um outro time da Ligue 1 diminui um pouco a magia da Champions, mas estamos mais preocupados com o está em jogo. Todos acreditam em uma semifinal contra Bayern ou Manchester", comentou o marroquino.
Com nove gols na liga nacional e três na competição continental, Chamakh prevê dificuldades no duelo desta terça, principalmente por conta do brasileiro Cris do outro lado. "Prevejo uma boa batalha com o Cris, que é um zagueiro bastante difícil de ultrapassar. Vou tentar irritá-lo durante o jogo. E creio que ele tentará fazer o mesmo e complicar minha noite", acrescentou.
Se o Bordeaux não avançava até as quartas de final do torneio desde 1988, o Lyon nunca conseguiu ultrapassar esta fase, apesar de ter conseguido chegar aos mata-matas nas últimas sete temporadas. A equipe ocupa a quinta colocação na Ligue 1, apenas dois pontos abaixo do adversário desta terça, e, pela Champions, eliminou os poderosos Liverpool e Real Madrid.
Apesar da boa campanha, o Lyon, que deverá ter Michel Bastos, além de Cris, em campo, joga o favoritismo para o outro lado. "O Bordeaux é amplamente favorito, como o Real Madrid na última rodada", declarou o presidente Jean-Michel Aulas, com uma pitada de ironia.
Para Ederson, dono da camisa 10, a força da torcida irá impulsionar o Lyon para o triunfo. "Acredito que será uma grande partida. Nós jogamos bem no sábado, contra o Grenoble, e estamos muito motivados. Acho que temos condições de ir ainda mais longe na Champions. Vamos fazer valer o nosso mando de campo e buscar a vitória o tempo todo. Será um jogo muito importante e o foco tem que ser total", falou.
FICHA TÉCNICA - LYON-FRA x BORDEAUX-FRA
Local: Estádio Gerland, Lyon (França)
Data: 30 de março de 2010, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Thorsten Schiffner (Alemanha) e Mark Borsch (Alemanha)
LYON: Lloris; Réveill;re, Cris, Toulalan (Boumsong) e Cissokho; Makoun, Pjanic, Govou, Michel Bastos e Delgado; Gomis
Técnico: Claude Puel
BORDEAUX: Carrasso; Chalmé, Ciani, Sane e Trémoulinas; Fernando, Bellion (Jussiê), Plasil, Gourcuff e Wendel; Chamakh
Técnico: Laurent Blanc