O inglês Lewis Hamilton reclamou da estratégia que a sua equipe utilizou no GP da Austrália, neste final de semana. A McLaren decidiu que o campeão de 2008 faria duas paradas para troca de pneus durante a prova, o que, em sua avaliação, o fez perder posições que renderiam à equipe a dobradinha no pódio.
O vencedor da temporada de 2009, Jenson Button, ganhou a prova em Melbourne após novos problemas que a Red Bull de Sebastian Vettel sofreu. Hamilton vinha bem após a primeira parada, mas revelou que a equipe o ordenou a realizar uma nova ida aos boxes, optando por pneus para pista seca, o que o fez perder muito rendimento e várias posições.
"Meus pneus estavam bem. Comecei com um bom jogo, tive um bom início de prova, estava chegando a uma ótima posição, perto do terceiro lugar, feliz com tudo, mas fui chamado (para os boxes). Não sei por que fui chamado. Isso fez com que perdêssemos pelo menos uma dobradinha", lamentou Lewis.
Apesar disso, o inglês preferiu não polemizar e já voltou as suas atenções para a próxima prova, na Malásia. "Nós iremos fortemente para Kuala Lumpur e esperamos que consiga uma prova melhor - ainda que a nossa velocidade nos treinos classificatórios não seja tão grande quanto a dos rivais", sentenciou.