Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Botafogo vence mais uma e rebaixa Sertãozinho

Ribeirão Preto - Ainda sonhando com a classificação para as semifinais do Campeonato Paulista, o Botafogo venceu o Sertãozinho por 3 x 1 no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, na noite deste domingo (28/3). O resultado coloca a Pantera na sétima posição do Estadual, com 28 pontos.

O Touro, por outro lado, é o primeiro rebaixado da competição: com 11 pontos, a equipe não pode mais sair da zona de rebaixamento, já que o Paulista, primeira equipe fora da degola, tem 17 tentos e três vitórias a mais, com duas rodadas para o fim da primeira fase do campeonato.

O jogo - Apesar da péssima campanha do Sertãozinho no Paulistão, a partida começou equilibrada. Mais ofensivo por atuar em seus domínios, o Botafogo se valia da agilidade do seu meio-campo para pressionar os visitantes. Aos 11 minutos, o zagueiro Pablo, do Touro dos Canaviais, cometeu pênalti. Na cobrança, Ademir Sopa garantiu o primeiro gol dos donos da casa, alterando o panorama da partida.

Com a vantagem no placar, o time de Ribeirão Preto acomodou-se. Valorizando a posse de bola, mas errando muitos passes, a Pantera fechou-se no campo de defesa e passou a apostar em contra-ataques rápidos. Aos 16, Andrezinho fez bela jogada pelo setor esquerdo do campo e tocou para William. Desmarcado, o botafoguense ajeitou para a perna canhota e bateu de primeira, levando perigo aos adversários.

O Sertãozinho reagiu à mudança de postura tática do Botafogo. Apostando no atacante Mendes, referência no setor ofensivo da equipe grená, o Touro partiu pra cima. E deu resultado. Aos 34 minutos, Mendes invadiu a área, gingou, tentou finalizar e foi derrubado pelo zagueiro Cleiton. Na cobrança, o próprio atacante converteu, empatando o jogo.

Completamente diferente na etapa complementar, o Botafogo voltou a ter o domínio do jogo e a sufocar o Sertãozinho no campo defensivo. Com André Neles no ataque, a Pantera passou a ameaçar constantemente o gol defendido por Gilberto. A rapidez tricolor deu resultado: aos 13 minutos, Rodrigo fez pênalti e foi expulso pelo árbitro Sálvio Spinola. Na cobrança, Neles não decepcionou e voltou a colocar o Botafogo em vantagem.

Aos 45 minutos, André Neles voltou a brilhar: o atacante recebeu bola dentro da área, girou sobre a zaga adversária e fez o terceiro gol, sacramentando a vitória do Botafogo e a queda do Sertãozinho para a segunda divisão do Campeonato Paulista.