Miami - Neste domingo (28/3), o Brasil voltou a ter um representante em oitavas-de-final de um torneio Masters depois de seis anos. O paulista Thomaz Bellucci, atual número 32 do ranking mundial, derrotou o belga Olivier Rochus por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4 e se garantiu na próxima fase do Masters 1000 de Miami. O último tenista verde-amarelo a atingir o feito foi Gustavo Kuerten, em 2004, no Canadá.
Mesmo diante do algoz do sérvio Novak Djokovic na competição, Bellucci não se intimidou e fez uma partida impecável contra o belga. A superioridade do brasileiro, que mostrou agressividade nos saques e eficiência nas devoluções, foi tamanha que, depois de 63 minutos, atingiu 29 winners contra apenas cinco do europeu.
O triunfo já credita ao tupiniquim 90 pontos no ranking mundial e o coloca, provisoriamente, na 31; colocação, ultrapassando o espanhol Albert Montanes.
Nas oitavas, o oponente de Bellucci será o espanhol Nicolas Almagro. O confronto entre o sul-americano e o ibérico será inédito. Dois anos mais experiente, Almagro é o atual número 38 do mundo e tem no currículo uma 11; posição, conquistada em julho de 2008.