Ousado e ofensivo. Essa deve ser a postura do Atlético Mineiro na partida contra o lanterna Ituiutaba, neste domingo (28/3), às 16 h (de Brasília), no Mineirão, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Na ocasião, a equipe alvinegra tentará triunfar para assegurar a vice-liderança.
Para isso acontecer, o Galo, que tem 19 pontos no Estadual, além de precisar vencer o Ituiutaba, terá detorcer contra o Ipatinga, que enfrenta o Villa Nova, e contra o Democrata, que confronta o Cruzeiro. Ambos têm 20 pontos.
Sonhando com o segundo lugar para ter vantagens na fase eliminatória, a equipe alvinegra conta com o retorno do atacante Diego Tardelli, recuperado de uma lesão na coxa esquerda. O ídolo da torcida atleticana já havia atuado na quarta-feira, mas jogou apenas os 25 minutos restantes da partida que tinha sido suspensa contra o América de Teófilo Otoni.
A volta de Tardelli reflete na mudança do esquema do técnico Wanderley Luxemburgo, que deve retornar à formação com três atacantes. Antes do atacante se lesionar, a equipe atuava com três homens de frente: Muriqui, Obina e Tardelli. Com a contusão do artilheiro, o treinador optou por voltar ao esquema do começo da temporada, o tradicional 4-4-2.
Agora, com Tardelli no time, Muriqui destacou a força ofensiva do Atlético, mas lembrou que os atacantes terão que auxiliar na marcação. "Um esquema bem ofensivo, com três atacantes e um meia de ligação. Ali na frente a gente vai conseguir criar, mas o nosso principal objetivo é ajudar na marcação para não sobrecarregar lá atrás, porque os gols lá frente a gente vai conseguir fazer", argumentou.
Além dos três atacantes, outros jogadores atleticanos que vão entrar em campo neste domingo também têm características ofensivas, como é o caso dos dois laterais, Junior e Coelho, do meia Fabiano, que terá que assumir a função de segundo volante, e do meia-atacante Renan Oliveira, que joga bem próximo dos homens de frente.
Se Luxemburgo conta com a volta do atacante Diego Tardelli, por outro lado ele terá dois desfalques para a partida contra o Ituiutaba: o volante Correa e o meia Ricardinho, lesionados. Fabiano substitui o primeiro, enquanto Renan Oliveira joga no lugar do segundo.
A situação do adversário é desesperadora. Na lanterna do Campeonato Mineiro, com apenas cinco pontos, o Boa precisa derrotar o Galo e torcer por uma combinação de resultados. A provável queda para a segunda divisão é fruto da péssima campanha no ano. Em 10 jogos pelo Estadual, o Ituiutaba venceu apenas um, empatou dois e perdeu os outros sete.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG x ITUIUTABA
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 28 de março de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Joel Tolentino (MG)
Assistentes: Jair Albano Felix e Marconi Helbert Vieira (ambos de MG)
ATLÉTICO-MG: Aranha; Coelho, Cáceres, Jairo Campos e Junior; Zé Luis, Fabiano e Renan Oliveira; Muriqui, Obina e Diego Tardelli
Técnico: Wanderley Luxemburgo
ITUIUTABA: Rafael; Mateus, Neylor, Kanu e Alex Braz; Olívio, Peri, Claudinei e Alexandre Porto; John e Ednaldo
Técnico: Nedo Xavier