Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Sauber apresenta sistema próprio de dutos de ar

A BMW Sauber foi a primeira equipe a seguir a polêmica estratégia da McLaren, de inovar no sistema de aerodinâmica do seu monoposto. A escuderia inglesa aplicou um duto na carenagem do carro que facilita a passagem de ar, dando menor atrito e, por consequência, maior velocidade. A agremiação suíça seguiu os britânicos e inventou o seu próprio duto de ar. A Sauber testará o duto na já no GP de Melbourne, na Austrália. A exemplo da McLaren, a novidade estará localizada na asa traseira do seu carro, visto que a FIA permitiu o uso do sistema. As equipes são proibidas de fazerem grandes mudanças em seus carros, mas os suíços não se importaram com isso e instalaram a passagem de ar na parte esquerda da traseira do bólido. A princípio, o sistema será utilizado apenas no treinamento desta quinta-feira. A escuderia não sabe se irá aproveita-lo durante a prova no domingo. O problema é que um limite de velocidade imposto pela categoria faz com que o teste não seja totalmente esclarecedor. O experiente espanhol Pedro de la Rosa reconheceu que a equipe fez a escolha certa em inovar na tecnologia do seu monoposto. "É um protótipo, e o time está trabalhando desde a última semana nisso. Nós temos que ter a mente aberta", comentou o piloto de 39 anos de idade. "Eu sei um pouco sobre o que a McLaren vem fazendo. Mas este é o sistema da Sauber. É um sistema diferente", explicou.