Embora tenha vencido o Vasco pelo placar de 3 x 2, o Americano não teve motivos para comemorar. Instantes depois do apito final do árbitro, o lateral esquerdo Rafinha, um dos destaques no triunfo, sentiu-se mal e desmaiou no gramado de São Januário. O acontecimento, contudo, não foi o único no campo cruz-maltino.
Durante o confronto, o volante Paulo Henrique também cedeu ao calor e desmaiou no encontro, devido à queda de pressão, segundo informações do departamento médico do Americano. Enquanto o meio-campista recuperou-se rápido, Rafinha precisou do atendimento da ambulância, que entrou dentro do gramado para aplicar um balão de oxigênio no jogador.
"O Rafinha vinha bem, e isso aconteceu por causa do esgotamento. Terminamos o jogo praticamente com dois jogadores a menos e não tínhamos condições físicas de permanecer bem em campo. Vamos torcer para que ele possa se recuperar o mais rápido possível", desejou o técnico Toninho Andrade.
Após a vitória, os jogadores do Americano comemoraram como um título. No entanto, ao verem o companheiro desmaiado no gramado e amparado pelo departamento de medicina do clube, os atletas passaram a buscar qualquer tipo de ajuda. Com a entrada da ambulância, o jogador acabou atendido pelos médicos de plantão, que colocaram balões de oxigênio para recuperarem a consciência do atleta.
O atendimento do jogador será na ambulância, que ainda está no gramado. Segundo os especialistas, o desmaio do jogador deu-se pela carga emocional forte, externada depois da vitória, aliado ao desgaste físico pela partida ante o Vasco.