Dos 17 times que disputam a Superliga Masculina de vôlei 2009/2010, quatro já subiram ao lugar mais alto do pódio. Destes, apenas a Cimed/Malwee (SC) já conseguiu assegurar lugar nas quartas-de-final. Os outros três - Brasil Vôlei Clube (SP), São Caetano/Ulbra (SP) e Vivo/Minas (MG) - ainda lutam, juntamente com o Vôlei Futuro (SP), pelas duas vagas restantes para os playoffs.
E, nesta quinta-feira (25), será disputada a 15; rodada do returno com um confronto de adversários diretos nesta disputa. A partir das 19h30, no ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP), o São Caetano/Ulbra receberá o Brasil Vôlei Clube. O Vivo/Minas também entrará em quadra e, em casa, na Arena Vivo, a partir das 19h, jogará contra a Upis/Brasília (DF).
O Vôlei Futuro folgará na rodada e só retornará à quadra no próximo sábado (27), às 18 horas, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), onde terá pela frente a Fátima/Medquímica/UCS/SPFC (RS).
Brasil Vôlei Clube está a uma vitória de assegurar a vaga
Dirigido pelo técnico Rubinho, o Brasil Vôlei Clube está a uma vitória de carimbar o passaporte para a próxima fase da Superliga. Por isso, o duelo contra o São Caetano/Ulbra ganha ainda mais importância.
"É um jogo decisivo para as duas equipes. Se ganharmos nós vamos garantir a nossa classificação. Já o São Caetano/Ulbra precisa da vitória a qualquer custo. Se eles perderem, ainda não estarão totalmente eliminados, mas ficarão em uma situação bastante complicada. Por isso, será um jogo disputado e parelho que vale muito para os dois lados", avalia Rubinho.
Sobre o adversário, Rubinho lembra que é uma equipe que exige que o adversário seja versátil. "É um grupo experiente que tem um elenco que está sempre se revezando em quadra. Por isso, a cada mudança temos que alterar a nossa característica de jogo", observa o treinador.
No confronto direto, no turno, o Brasil Vôlei Clube saiu vitorioso e venceu por 3 sets a 0, em São Bernardo do Campo (SP). Naquele jogo, o destaque da vitória foi o meio de rede Giovanni, maior pontuador do jogo com 13 acertos.
E Giovane é um dos destaques do Brasil Vôlei Clube nas estatísticas. O central é o segundo colocado no saque, com 12,29% de eficiência. O ponteiro Raphael também se destaca nos números. O atacante é o quinto colocado no ranking de ataque, com 36,09% de eficiência, enquanto, entre os maiores pontuadores, é o 10; colocado, com 355 pontos.
Vivo/Minas busca reabilitação
Tetracampeão da Superliga, o Vivo/Minas não passa por um bom momento na Superliga. O time acumula cinco derrotas consecutivas e tentará voltar a encontrar o caminho da vitória contra a Upis/Brasília. A equipe mineira ocupa a oitava colocação na classificação geral, com 44 pontos, em 28 jogos - 16 vitórias e 12 derrotas.
O técnico Douglas Chiarotti ainda não conseguiu um resultado positivo desde que
assumiu o time no lugar de Marcos Miranda. O primeiro jogo de Douglas como treinador foi contra a Fátima/Medquímica/UCS/SPFC. De lá para cá, foram mais duas derrotas, para Brasil Vôlei Clube e Montes Claros/Funadem (MG).
Mas motivação é o que não falta para os jogadores reverterem este quadro. "Realmente estamos passando por um momento delicado nesta Superliga. Sofremos uma série de derrotas consecutivas, além da mudança no comando do time. Tudo isso desequilibrou o time. Mesmo assim, todos os jogadores estão dispostos a mudar a situação, se dedicar mais e ir em busca da classificação para as quartas-de-final", diz o central Henrique.
Para o atacante, o momento é de concentração. "Precisamos estar fortalecidos e ir em busca das vitórias. Também precisamos melhorar o nosso jogo. Precisamos estar mais consistentes dentro de quadra. Contra a Upis/Brasília, acredito que temos que entrar com a mesma determinação jogamos em Brasília, onde conseguimos uma boa vitória;, completa Henrique.
No turno, Vivo/Minas e Upis/Brasília duelaram na capital federal. Melhor para o time mineiro, que ganhou por 3 sets a 0. O destaque daquele jogo foi o capitão e ponteiro da equipe Roberto Minuzzi, com 13 acertos.
A quatro rodadas do fim da fase classificatória, a Superliga masculina já tem seis equipes classificadas. São elas: Cimed/Malwee (SC), Pinheiros/Sky (SP), Sesi-SP, Sada Cruzeiro (MG), Montes Claros/Funadem (MG) e Fátima/Medquímica/UCS/SPFC (RS).
Confira a tabela da rodada da Superliga Masculina:
Quinta-feira, 25 de março
19h00 - Santo André x Montes Claros/Funadem - Ginásio Pedro Dell;Antonia, em Santo André (SP)
19h00 - Vivo/Minas x Upis/Brasília - Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
19h30 - Ulbra/São Caetano x Brasil Vôlei Clube - Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (SP)
19h30 - Sada/Cruzeiro x Funvic/Uptime/Cuiabá - Ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte (MG)
20h00 - Lupo/Náutico/Let;s x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC - Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP)
20h00 - Soya/Blumenau/Furb/Barão x Álvares/Vitória - Ginásio Sebastião Cruz, em Blumenau (SC)
20h00 - Cimed/Malwee x Volta Redonda - Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)