Dono de 14 medalhas de ouro olímpicas, o nadador norte-americano Michael Phelps foi eleito o melhor da década (2000-2009) em uma pesquisa promovida pela revista oficial da Federação Internacional de Natação (Fina). A entidade divulgou a informação em seu site na manhã desta terça-feira.
A eleição foi realizada no último mês de fevereiro e contou com a participação de especialistas em esportes aquáticos e de 202 membros de Federações Nacionais filiadas à Fina. Os detalhes da apuração serão publicados na revista oficial da entidade desta semana.
Assim como costuma fazer nas piscinas, Michael Phelps venceu a disputa com larga vantagem, já que recebeu 75% dos votos. A segunda colocação na natação masculina ficou com o australiano Grant Hackett, seguido pelo holandês Pieter van den Hoogenband.
A holandesa Inge de Brijn, que contabiliza sete medalhas olímpicas individuais, foi apontada como melhor da década entre as mulheres. Desta forma, ela superou a ucraniana Yana Klochkova, dona de quatro ouros olímpicos, e a norte-americana Natalie Coughlin.