Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Com time misto, Atlético-MG vence com novo show de Obina

Em mais uma grande apresentação, o atacante Obina foi decisivo e ajudou o Atlético Mineiro a vencer o Villa Nova, por 3 x 1, fora de casa, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela décima e penúltima rodada do Campeonato Mineiro. Os gols do Atlético foram de Obina (2), que chegou ao seu 12; tento com a camisa do Atlético na temporada, e Renan Oliveira. Warley fez para o Villa Nova.

O técnico do Atlético, Vanderlei Luxemburgo, escalou uma equipe mista e mudou até o esquema da equipe, já pensando no complemento da partida contra o América de Teófilo Otoni, na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em jogo adiado válido pela quinta rodada do estadual. Este jogo foi suspenso, no dia 3 de março, aos 20 minutos do segundo tempo por causa do mal tempo que alagou o gramado do estádio Nassari Mattar.

Focando nos 25 minutos desta partida, Luxemburgo poupou alguns jogadores, como o zagueiro Cáceres, o lateral esquerdo Junior e o meia Fabiano, para não correr o risco de perder um jogador por causa de lesão. O treinador já fez duas alterações e terá que queimar a última substituição porque terá que colocar outro jogador no lugar do volante Correa, que está machucado.

O Atlético atuou com três zagueiros contra o Villa Nova e com dois meias de armação: Renan Oliveira e Evandro. O Galo dominou o Leão desde o começo do jogo, sendo eficiente na marcação e em suas investidas no ataque. Finalizando com precisão, a equipe alvinegra não encontrou dificuldades para passar da defesa adversária e marcou três vezes.

Com a vitória, o Atlético chegou aos seus 18 pontos, mas permanece na quinta posição com a mesma pontuação do quarto Tupi, que leva vantagem porque tem uma vitória a mais. O Villa Nova se manteve em sétimo lugar, com 14 pontos.

Depois do compromisso de quarta-feira, contra o América-TO, o Galo faz seu último jogo na primeira fase da competição contra o lanterna Ituiutaba, no domingo, às 16 horas (de Brasília), no Mineirão. No mesmo dia e horário, o Leão enfrenta o Ipatinga, fora de casa, no estádio Ipatingão.

O jogo

O Atlético pressionou o adversário desde os primeiros minutos e logo abriu o placar. Em uma jogada rápida pelo setor esquerdo do ataque alvinegro, o atacante Muriqui avançou em velocidade e foi derrubado pelo zagueiro João Junior dentro da área. O árbitro marcou pênalti e o artilheiro Obina cobrou com perfeição, no canto direito do goleiro, abrindo o placar para o Atlético aos oito minutos do primeiro tempo.

O Galo continuou marcando presença no campo ofensivo e quase ampliou aos 15, em uma cabeçada perigosa do zagueiro Benítez, mas a bola passou por cima do gol.
O Villa Nova chegou pela primeira vez aos 19 minutos, com meia Tucho, que recebeu dentro da área, dominou, mas na sequência bateu mal, por cima do gol de Aranha.

Em novo dia de Obina, ele marcou mais um. Aos 26, o meia Renan Oliveira fez ótimo lançamento para o atacante, que chutou colocado, fazendo um belo gol. O goleiro Rafael ficou parado, só olhando a bola entrar no seu ângulo direito.

No segundo tempo, o Galo continuou pressionando e ampliou aos nove minutos, com o meia Renan Oliveira, que chutou rasteiro, de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Rafael. Depois disso o Villa Nova melhorou e começou a sair mais para o jogo.

Aos 13, o atacante Warley recebeu dentro da pequena área e bateu para boa defesa de Aranha. E aos 23 minutos do segundo tempo, em boa triangulação do setor ofensivo do Leão, Rodrigo tocou para Tucho, que achou Warley na área. O atacante chutou colocado, rente a trave, diminuindo para o Villa Nova.

Outros jogos

Dando continuidade à décima e penúltima rodada do Campeonato Mineiro, o Ituiutaba empatou em 1 x 1 com o Uberlândia, na partida entre os dois últimos colocados no estadual. Ambos ainda têm condições de escapar da segunda divisão.

Na quarta-feira, o Ituiutaba joga contra a Caldense, em jogo adiado válido pela quinta rodada, e depois encerra sua participação contra o Atlético-MG, no domingo, no Mineirão. No mesmo dia o Uberlândia tenta fugir da zona da degola em seu último jogo na primeira fase contra o Tupi, em Juiz de Fora.

Para fechar a décima rodada, o América-MG tenta melhorar sua colocação e garantir a classificação para a próxima fase diante do Democrata, nesta segunda-feira, às 20h30, no Mineirão. O Coelho ocupa a incômoda oitava posição, com 11 pontos, enquanto a Pantera, que faz ótima campanha, soma 19 tentos em terceiro lugar.

FICHA TÉCNICA - VILLA NOVA-MG 1 x 3 ATLÉTICO MINEIRO


Local:
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de março de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Martins Dias Lopes (MG)
Assistentes: Helbert Costa Andrade (MG) e Marcelo Francisco dos Reis (MG)
Cartões amarelos: Zé Luis, Benítez e Muriqui (Atlético); João Junior (Villa Nova)
Gols: ATLÉTICO-MG: Obina, aos 8 e aos 26 minutos do primeiro tempo. Renan Oliveira, aos 9 minutos do segundo tempo.
VILLA NOVA: Warley, aos 23 minutos do segundo tempo.

VILLA NOVA: Rafael; João Junior, Alexandre e Vinícius; Alex (Rodrigo), Rafinha (Hernani), Luis Ricardo, Tucho e Marcel; Marlon e Warley (Paulo)
Técnico: Flávio Lopes

ATLÉTICO: Aranha; Werley, Benítez e Jairo Campos; Carlos Alberto, Zé Luis, Evandro (Fabiano), Renan Oliveira (Coelho) e Leandro; Muriqui (Pedro Paulo) e Obina
Técnico: Vanderlei Luxemburgo