Com dois gols de André Lima, o Fluminense venceu por 2 x 1 o Resende, neste domingo, em Volta Redonda, e assume a liderança provisiória do Grupo A da Taça Rio. Os tricolores chegaram a 13 pontos, um a mais que o Flamengo, que ainda joga neste domingo. Já o Resende segue sem pontuar no segundo turno e ameaçado de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Fluminense terá pela frente o Madureira, enquanto o Resende vai receber o Duque de Caxias. Os dois jogos serão na quarta-feira, dia 24 de março.
O jogo
A partida começou com o Resende dando um susto logo no primeiro minuto. Fabiano fez boa jogada e chutou cruzado. No entanto, a bola saiu fraca e o goleiro Rafael conseguiu fazer a defesa. A resposta do Fluminense veio no minuto seguinte. Conca cobrou falta com categoria e obrigou Cléber a espalmar para escanteio.
O Resende não se intimidou e com cinco minutos criou outro bom lance. Thiago Bastos foi lançado pela direita e chutou cruzado, mas por cima do gol de Rafael. Após um período de mais equilíbrio, o Fluminense voltou a chegar com perigo aos dez minutos. André Lima deixou a bola passar para Alan, que chutou cruzado, mas fraco e em cima de Cléber.
O jogo voltou a ficar equilibrado com as duas equipes buscando o ataque. No entanto, ambas se fecharam mais e passaram a impedir boas jogadas do adversário. O Fluminense chegava com mais objetividade sempre através do argentino Conca. Já o Resende buscava as jogadas para o único atacante, Fabiano.
Aos poucos, o Fluminense foi aumentando o domínio sobre o Resende e passou a ficar mais tempo no campo de ataque. O tricolor voltou a assustar aos 36 minutos. Em cobrança rápida de escanteio, Alan recebeu no bico da área e chutou. Cléber espalmou para escanteio. No lance seguinte, Mariano cruzou e André Lima cabeceou colocado para abrir o placar.
O gol animou o Fluminense, que nos minutos finais da etapa inicial foi para cima. Aos 43 minutos, Júlio César foi lançado pela esquerda e cruzou rasteiro. No entanto, o zagueiro Naílton deu um carrinho e colocou para escanteio antes de Alan finalizar. Só que no lance seguinte, após o escanteio, Cássio cabeceou, o goleiro espalmou e André Lima pegou o rebote para chutar. A bola bateu na zaga do Resende e entrou mansamente. Os tricolores foram para o vestiário tranqüilos e com o placar dilatado.
Assim como no primeiro tempo, o Resende iniciou a etapa final assustando o Fluminense com um minuto. Em um contra-ataque, a bola foi cruzada para Fabiano, que cabeceou fraco em cima de Rafael. A resposta tricolor veio somente aos nove, quando Conca cobrou falta da entrada da área, mas para fora.
O Fluminense passou a dominar a partida e criou outra boa chance aos 15 minutos. Alan foi lançado na área e chutou cruzado, mas por cima do gol de Cléber. No entanto, mesmo melhor em campo, os tricolores diminuíram o ritmo e o jogo ficou mais lento.
Aos 22 minutos, o Fluminense perdeu uma chance incrível. André Lima lançou Alan na área. O atacante driblou o goleiro Cléber, mas chutou para fora. Como no futebol existe o ditado ;quem não faz toma;, o Resende diminuiu o placar dois minutos depois. Thiago Bastos acertou um belo chute de longe no ângulo de Rafael.
O gol animou o Resende e deixou a partida mais movimentada. No entanto, as duas equipes não conseguiam transpor as defesas adversárias. Com isso, as chances de gol não aconteciam, mesmo com os times buscando o ataque. Os tricolores quase ampliaram em uma bola parada aos 38 minutos. Conca cobrou falta e a curva da bola quase enganou Cléber, que conseguiu fazer a defesa.
Nos minutos finais, o Fluminense manteve a posse de bola no campo de ataque, mas sofreu um susto aos 44 minutos. Elias cobrou falta e Rafael se esticou todo para impedir o empate. No entanto, os tricolores saíram de campo com os três pontos e não sentiram falta do atacante Fred, ausente por conta de uma lesão.
FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE 2 x 1 RESENDE
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 21 de março de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Pathrice Correa Maria (RJ)
Assistentes: Cláudio Soares (RJ) e Sergio Waldman (RJ)
Cartões amarelos: Diogo e Gum (Fluminense); Naílton, Márcio Gomes e Hiroshi (Resende)
Gols: FLUMINENSE: André Lima, aos 37 minutos e aos 44 minutos do primeiro tempo
RESENDE: Thiago Bastos, aos 24 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Rafael; Gum, Cássio e Dalton; Mariano, Diguinho, Diogo, Darío Conca e Júlio César (Marquinho); Alan (Wellington Silva) e André Lima (Bruno Veiga)
Técnico: Cuca
RESENDE: Cléber; Naílton, Rodrigo Costa e Ramon; Tiago Bastos, Marcio Gomes, Fábio (Elias), Beto, Hiroshi (Léo Marques) e Vinícius; Fabiano
Técnico: Aílton