O Atlético Paranaense garantiu a segunda colocação da primeira fase do Campeonato Paranaense 2010 e vai para a segunda fase com um ponto extra e seis mandos de campo garantidos. A confirmação veio na Arena da Baixada, com uma vitória por 4 x 0 sobre o Paranavaí, que começou a rodada como adversário direto e terminou com a sexta colocação.
O Furacão mostrou muita vontade desde o apito inicial, buscando a segunda colocação. Aos três minutos, Bruno Mineiro abriu espaço na zaga e disparou um petardo na trave. A resposta veio com Rilber, aos quatro minutos, com chute perigo, à esquerda de Neto, que só viu a bola passar. O Vermelhinho do Fim da Linha encarava o time da casa em igualdade de condições e, aos nove minutos, Danielzinho arriscou o petardo por cima da linha.
Na bola parada do Rubro-Negro chegava com perigo, como aos 13 minutos, em cobrança de falta de Netinho, sobre o gol. Aos 15 minutos foi a vez de Paulo Baier tentar, Robenval cortou, Manoel tentou reaproveitar, mas a defesa tirou o perigo. Aos 18 minutos, Tartá, tento se movimentar no meio da zaga, apareceu bem posicionado, mas não pegou o lançamento de Netinho.
O gol atleticano parecia questão de tempo. Aos 24 minutos, Bruno Mineiro recebeu bom passe e bateu para longe da meta. Aos 34 minutos, precipitado, Rhodolfo chutou de fora da área, sem direção, irritando o torcedor, que mostra impaciência com a demora do time em marcar o primeiro. Até que aos 41 minutos, Márcio Azevedo fez a jogada pela lateral e cruzou para Bruno Mineiro, que bateu para abrir o placar.
Na segunda etapa, o Furacão praticamente garantiu o resultado com um gol no primeiro minuto. Depois de cobrança de escanteio, Alex Noronha afastou, mas o rebote sobrou para Rhodolfo, que bateu da entrada da área a balançou as redes. Aos nove minutos, Alex Noronha derrubou Bruno Mineiro na área e o árbitro marcou pênalti, mandando também o defensor mais cedo para o chuveiro. Na cobrança, Netinho não desperdiçou e fez o terceiro.
Apenas administrando o jogo, o técnico Leandro Niehues aproveitou para fazer algumas alterações, modificando o esquema tático. Aos 17 minutos, Paulo Baier cobrou falta, Chico disputou com a zaga e a bola passou por todo mundo. Aos 23 minutos, Daniel Marques, sempre perigoso na cobrança de falta, levantou fechado e Alan Bahia tirou. Aos 25 minutos, Netinho bateu de longe, para fora.
A goleada logo começou a pintar na Arena. Aos 27 minutos, Raul foi derrubado e ganhou mais uma penalidade. Na cobrança, Alan Bahia bateu com categoria e fez o quarto do Furacão. Aos 32 minutos, Serna pegou rebote, girou o corpo e mandou para fora. Aos 38 minutos, Jean Carlos, em um raro ataque do ACP, recebeu com liberdade e bateu para fora. Valência, com uma lesão, deixou o Atlético-PR com um a menos no final do jogo.