O Schalke 04, de Rafinha, Bordon e Edu, empatou com o Hamburgo, de Zé Roberto, por 2 x 2 no HSH Nordbank Arena e não conseguiu alcançar a liderança do Campeonato Alemão na 27ª rodada. Os Azuis Reais seguem na segunda colocação com 55 pontos, um a menos que o Bayern de Munique e dois a mais que o Bayer Leverkusen.
O primeiro gol do jogo foi marcado aos 40 minutos do primeiro tempo, assinalado pelo atacante holandês Ruud van Nistelrooy, de 33 anos, chutou firme de perna direita da entrada da área e venceu o goleiro Manuel Neuer (que deve ser reserva da Alemanha na Copa do Mundo).
O empate do S04 veio no segundo tempo, com o brasileiro naturalizado alemão Kevin Kuranyi aos 17 minutos. O camisa 22 marcou de cabeça e assinalou o seu 16º gol na Bundesliga, igualando a artilharia com Stefan Kiessling.
Aos 21, Baumjohann sofreu pênalti para os Azuis Reais. Na cobrança, o meia croata Ivan Rakitic bateu no canto direito e Frank Rost não conseguiu defender. Com o jogo bastante equilibrado, as chances de gol apareciam para as duas equipes.
O Schalke não conseguia se fechar na defesa para garantir a liderança e o castigo veio aos 32 minutos da etapa final. Piotr Trochowski escapou pela esquerda e passou para Jonathan Pitroipa, meia de 23 anos nascido em Burkina Faso, chutar firme próximo da marca do pênalti e selou o empate para os Red Shorts.
Na próxima rodada, o Hamburgo tentará se aproximar das competições europeias (tem 4 pontos e está na sexta colocação) contra o Borussia Mönchengladbach. Já o Schalke lutará pela liderança em um confronto direto com o Bayer Leverkusen.