Precisando de uma vitória para continuar sonhando com uma colocação melhor na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG entra em campo neste domingo, às 17 horas (de Brasília), para enfrentar o Villa Nova-MG, no estádio Castos Cifuentes, em Nova Lima, em jogo válido pela décima rodada no estadual.
Após um começo irregular na competição, empatando três vezes e perdendo para o arquirrival Cruzeiro, o Galo engrenou, conquistou três vitórias seguidas no Campeonato Mineiro com direito a duas goleadas, sobre o Uberlândia (5 x 2) e Caldense (4 a 0). O outro triunfo foi sobre o Democrata (1 x 0).
Entretanto, os resultados positivos das últimas rodadas não foram suficientes para que o Atlético chegasse às primeiras posições. Ainda com um jogo a menos - a partida contra o América TO-MG foi suspensa e será concluída na quarta-feira, dia 24 -, o Galo está em quinto lugar com 15 pontos em oito jogos. O objetivo do clube é classificar entre os quatro primeiros para que na próxima fase a equipe possa ter vantagem, já que oito avançam para as quartas de final.
Na última quarta-feira, o Atlético perdeu para a Chapecoense-SC por 1 a 0, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, pela Copa do Brasil. Na ocasião a equipe alvinegra não teve boa atuação, o que irritou o técnico Wanderley Luxemburgo. Para a partida contra o Villa Nova, o treinador disse que poderá fazer algumas mudanças na equipe devido à sequência desgastante de jogos.
"Devo fazer algumas mudanças na equipe para o jogo de domingo, visando a partida de quarta-feira, que terá apenas 25 minutos, com uma semana interrompida", explicou o treinador, já pensando no restante da partida contra o América de Teófilo, que foi suspensa aos 20 minutos do segundo tempo, por causa da forte chuva, com o placar mostrando o empate por 2 x 2.
Naquela partida, Luxemburgo fez duas substituições: colocou o meia Fabiano no lugar de Ricardinho e promoveu a entrada do lateral esquerdo Junior na vaga do atacante Muriqui. Com o gramado pesado e encharcado, o Atlético perdeu dois jogadores por causa de lesão: o atacante Diego Tardelli e o volante Correa. O primeiro deve se recuperar para a partida contra os americanos, já o segundo continua no departamento médico.
Assim, o técnico Wanderley Luxemburgo poderá fazer apenas mais uma alteração, que seria para o lugar de Correa. Por isso o treinador deve poupar alguns jogadores contra o Villa Nova para não correr o risco de perder algum atleta para o confronto contra o América-TO.
Para o duelo contra o Leão, Luxemburgo tem três desfalques: o atacante Diego Tardelli, o volante Correa e o meia Ricardinho. Para o lugar de Tardelli, o treinador vem optando pelo meio-campista Renan Oliveira, enquanto o meia Fabiano está substituindo Correa. Na última partida, contra a Chapecoense, o meia Evandro foi o substituto do experiente Ricardinho.
Com as possíveis mudanças do treinador, o volante Carlos Alberto pode aparecer na equipe principal do Atlético. Outro que pode voltar ao time titular é o lateral esquerdo Leandro, que perdeu a vaga para Junior nos últimos jogos do Galo.
A partida contra o Villa Nova será no apertado estádio Castor Cifuentes, conhecido também como Leão do Bonfim. O lateral direito Coelho, titular no Galo, aposta que a principal arma em jogos desse tipo é a tradicional bola parada.
"A gente sabe que tecnicamente o jogo não vai ser dos melhores. Nunca joguei lá, mas sei como é que funciona, campo pequeno, ruim de jogar, e vamos lá na vontade, na marcação, e procurar aproveitar uma bola parada, porque não vai ter como tocar a bola no campo do Villa", disse o jogador, que é o cobrador de faltas oficial da equipe.
O Villa Nova, que esteve nas últimas posições no começo do Campeonato Mineiro, se reabilitou e hoje soma 14 pontos, um tento a menos que o Atlético. Para o duelo contra os atleticanos, o técnico Flávio Lopes não poderá contar com o atacante Marinho, que foi artilheiro do Galo com 17 gols na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro em 2006.
Outros jogos - Dando prosseguimento à décima e penúltima rodada do Campeonato Mineiro, o lanterna Ituiutaba faz o jogo do desespero contra o Uberlândia, vice-lanterna, às 10h30 (de Brasília), no estádio da Fazendinha. Mais tarde, às 19h30, o Ipatinga, que vem de uma goleada sobre o Ituiutaba por 4 a 0, enfrenta a Caldense, voltando ao seu estádio, o Ipatingão, que teve o gramado reformado e só agora foi liberado. As partidas do Tigre em 2010 foram todas no Mineirão, onde a equipe não perdeu.
Na segunda-feira, às 20h30, o América tenta esquecer a derrota para o Cruzeiro na última partida pelo estadual diante do Democrata, no Mineirão. O jogo será decisivo para o Coelho, que precisa da vitória para se garantir na próxima fase. A Pantera, que faz ótima campanha no Campeonato Mineiro, goleou o Uberaba na rodada passada por 5 x 0.
FICHA TÉCNICA
VILLA NOVA-MG x ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de março de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: André Luiz Martins Dias Lopes (MG)
Assistentes: Helbert Costa Andrade (MG) e Marcelo Francisco dos Reis (MG)
VILLA NOVA: Rafael; João Junior, Alexandre e Vinícius; Alex, Renan, Henrique, Tucho e Marcel; Marlon e Warley
Técnico: Flávio Lopes
ATLÉTICO: Aranha; Coelho (Carlos Alberto), Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luis, Fabiano, Evandro (Giovanni) e Renan Oliveira; Pedro Paulo e Muriqui
Técnico: Wanderley Luxemburgo