Líder do Campeonato Paulista e classificado antecipadamente para as oitavas de final da Copa do Brasil, o Santos terá um desafio internacional pela frente neste final de semana. Isso porque o Peixe, formado na sua maioria por jogadores do time reserva, irá enfrentar o Red Bull New York, neste sábado, às 19h (horário de Brasília), por conta da inauguração da Red Bull Arena, em Nova Jersey (Estados Unidos).
O único titular absoluto que deve estar em campo é o atacante Neymar, que foi incluído na negociação do amistoso, por exigência dos americanos. O avante, inclusive, voltou junto com a delegação de Belém para São Paulo, mas, logo em seguida, seguiu viagem para os Estados Unidos, juntamente com o técnico Dorival Júnior.
"Já cheguei a ir para Los Angeles e agora vou poder jogar em Nova York. Espero que seja muito bom. Vou procurar descansar para estar bem preparado para esse jogo", comentou Neymar, destaque na goleada santista sobre o Remo, por 4 x 0, na quinta-feira, no Mangueirão, pela Copa do Brasil.
Além de Neymar, o técnico Dorival Júnior terá à sua disposição para este duelo o goleiro Fábio Costa. Recuperado de uma cirurgia no pé direito, realizada em setembro do ano passado, o arqueiro irá, pela primeira vez desde então, atuar em uma partida oficial.
Fábio Costa não será a única novidade no Alvinegro Praiano diante do Red Bull. O lateral direito George Lucas, que ficou afastado durante quase dois meses, se recuperou de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito, além de ter resolvido um problema com seu passaporte, e é uma delas.
A outra novidade é o centroavante Marcel, contratado por empréstimo junto ao Benfica (Portugal), até o final do ano. O jogador, que se tratou de uma lesão no joelho esquerdo no Cepraf, fará diante dos americanos sua estreia com a camisa do Santos.
Já o Red Bull vê no amistoso contra os santistas a oportunidade de encerrar bem a sua preparação de pré-temporada para a temporada 2010 da Major League Soccer (MLS). Para este jogo, o técnico Hans Backe deve escalar o time que considera ideal para estrear na competição, contra o Chicago Fire, no dia 27 de março, também em casa.
O maior destaque do Red Bull fica por conta do meia galês Carl Robinson, contratado para esta temporada e que teve passagens por clubes ingleses como Portsmouth, Sheffield Wednesday e Sunderland. No ataque, o senegalês Macoumba Kandji é a principal esperança de gols dos americanos.
Red Bull Arena - A Red Bull Arena é um sonho antigo dos fãs do ;soccer; de Nova York, desde a época em que a equipe se chamava New York/New Jersey MetroStars. O estádio, que será inaugurado neste sábado, começou a ser idealizado em 2004. Antes disso, o clube atuava no New York Giants, estádio da franquia de futebol americano e que chegou até a servir de casa para Pelé, quando o ;Rei; defendia o New York Cosmos, na década de 70.
Na época, a expectativa era de que o time se mudasse para a nova arena em 2006, para a disputa da MLS daquela temporada. Entretanto, somente agora, o Red Bull conseguiu concluir seu estádio, que tem capacidade para 25 mil espectadores. O custo total da obra foi de US$ 200 milhões (cerca de R$ 355 milhões).
FICHA TÉCNICA - RED BULL-EUA X SANTOS
Local: Red Bull Arena, em Nova Jersey (Estados Unidos)
Data: 20 de março de 2010, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: não divulgado
Assitentes: não divulgados
RED BULL-EUA: Bouna Coundoul; Roy Miller, Tim Ream, Mike Petke e Jeremy Hall; Joel Lindpere, Sinisa Ubiparipovic, Carl Robinson e Dane Richards; John Agudelo e Macoumba Kandji
Técnico: Hans Backe
SANTOS: Fábio Costa; George Lucas (Crystian), Bruno Aguiar, Luciano Castan e Alex Sandro; Germano, Alan Santos, Breitner e Giovanni; Neymar e Marcel (Zezinho)
Técnico: Dorival Júnior