Nesta sexta-feira, a delegação brasileira conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos de Medellín 2010. A dupla de judocas composta por Luis Alberto dos Santos e Rioti Uchida desbancou, na decisão, os colombianos Luis Gabriel Cuartas e Gatenferd Ramirez.
Na final da categoria 'katame-no-kata' (técnica de solo), realizada no Coliseo de Combate do Complexo Esportivo Atanasio Girardot, os brasileiros venceram a disputa por 145 a 140 pontos.
Contudo, em outra competição, no 'nague-no-kata' (técnica de projeção), os mesmos anfitriões revidaram e derrotaram os tupiniquins, que ficaram com a prata, por 141 a 136. O bronze, nos dois certames, ficou com os venezuelanos Medrado Duarte e Javier Rivero.
Nesta sexta-feira foi realizada também a cerimônia de abertura dos Jogos na cidade colombiana, que serão finalizados no dia 30 de março. O Brasil terá um número recorde de atletas nesta edição. Serão 562 competidores verde-amarelos. As únicas modalidades que não terão participação nacional serão o beisebol, hipismo, futebol, patinação velocidade e softbol. A competição representa uma importante etapa da preparação visando aos Jogos Olímpicos Londres-2012.