O saltador brasileiro Cesar Castro e o técnico Roberto Gonçalves viajam neste sábado (20), para a cidade de Qingdao, na China, onde participará nos dias 27 e 28 deste mês como da primeira etapa do 4º FINA Diving World Series. A Federação Internacional de Natação convida para a competição apenas os melhores saltadores do mundo em cada prova, em três etapas entre abril e março.
Os resultados de César em 2009 - quinto no Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma e medalha de prata na etapa canadense da Copa do Mundo - o colocaram em terceiro no ranking mundial da prova de trampolim de três metros, atrás apenas do americano Troy Dummais, campeão no Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, e do chinês Zhang Xinhue, quarto colocado na mesma competição.
O ranking mundial de saltos ornamentais pontua as colocações obtidas pelos atletas em todos os eventos da FINA durante o ano. Desta forma, Cesar encontrará além de Dummais e Xinhue, o campeão de Roma no trampolim de 3 metros, o chinês Chong He, o canadense Alexandre Despatie, o americano Chris Colwill, o mexicano Yahell Castillo, o espanhol Javier Illana e o inglês Nick Robinson-Baker.
As próximas etapas do FINA Diving World Series serão na cidade mexicana de Veracruz, nos 16 e 17 de abril, na cidade inglesa de Sheffield, em 23 e 24 do mesmo mês.