Em noite pouco inspirada do ataque, formado por Vagner Love e Adriano, o Flamengo foi até Santiago e perdeu por 2 x 1 para a Universidad de Chile, nesta quarta-feira, pela Libertadores. Com o resultado, os rubro-negros perderam a liderança do Grupo 8 para o rival chileno, que chegou a sete pontos, um a mais que os brasileiros. Os gols da partida foram marcados por Vargas e Seymour. Rodrigo Alvim descontou para os cariocas.
[SAIBAMAIS]
As duas equipes voltam a se enfrentar somente no dia 7 de abril, no Maracanã e o Flamengo poderá recuperar a ponta. Na outra partida do grupo, a Universidad Católica empatou se gols com o Caracas na Venezuela. Os chilenos estão com dois pontos e os venezuelanos com somente um.
O jogo
A partida começou com a Universidad de Chile tentando impor uma pressão sobre o Flamengo. No entanto, a primeira boa chance foi do rubro-negro aos cinco minutos. Após falta cobrada por Juan na área, Adriano cabeceou meio sem jeito e a bola bateu no bico do travessão de Conde. O lance animou os brasileiros, que passaram a avançar mais impedindo que os chilenos seguissem com o domínio do jogo.
O jogo era disputado em alta velocidade, com as duas equipes buscando o ataque. Os chilenos deram o primeiro chute aos 14 minutos, com Puch, após corta luz de Olivera. No entanto, Bruno estava bem posicionado e defendeu com segurança. A resposta do Flamengo veio cinco minutos depois com Kléberson, mas o brasileiro chutou fraco nas mãos de Conde.
Aos poucos, o Flamengo foi tomando conta do jogo, tendo a posse de bola e cadenciando o ataque. Com uma boa marcação, os rubro-negros obrigaram a Universidad de Chile a buscar a ligação direta da defesa para o ataque. No entanto, com muitos erros de passe, as chances de gol pararam de ser criadas.
Como as duas defesas estavam bem, os ataques passaram a apostar em chutes de fora da área. Aos 28 minutos, Estrada arriscou de longe e Bruno acompanhou a bola, que passou a esquerda do gol. No minuto seguinte, Vágner Love foi quem tentou de longe, mas por cima do gol de Conde.
No entanto, aos 31 minutos, Olivera teve ótima chance. O atacante recebeu na área, mas tentou cruzar e foi travado por Léo Moura. No rebote, o chileno arriscou sem ângulo, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora do gol de Bruno. A resposta rubro-negra veio dois minutos depois. Após cobrança de escanteio, Álvaro escorou e Vagner Love cabeceou para grande defesa de Conde, que colocou para escanteio.
Atuando mais fora da área, Adriano teve a chance de arriscar de longe aos 36 minutos. O atacante acertou um belo chute, mas a bola passou a esquerda de Conde. Em uma saída de bola errada do Flamengo, a Universidad de Chile quase abriu o placar aos 41. Montillo recebeu na entrada da área e tocou para Puch, mas o chileno foi travado pela zaga.
No entanto, no minuto seguinte a Universidad de Chile abriu o placar. Após jogada ensaiada no escanteio, a bola foi cruzada e Vargas se antecipou a Bruno e cabeceou para a rede rubro-negra. Antes intervalo, os chilenos quase ampliaram aos 44, quando Estrada arriscou do bico da área em cima de Bruno, que espalmou para tirar o perigo e deixar o placar em 1 a 0 no intervalo.
Na volta para o segundo tempo, a Universidad de Chile estava melhor, mas quem marcou foi o Flamengo na primeira vez que foi ao ataque, aos cinco minutos. Adriano lançou Vagner Love, que estava impedindo, mas Léo Moura pegou a bola do atacante e chutou em cima do goleiro Conde. No rebote, Rodrigo Alvim tocou para a rede chilena e empatou.
Os chilenos quase ficaram à frente novamente aos oito minutos. Álvaro tentou tirar o perigo e a bola sobrou no pé de Vargas, que chutou e obrigou Bruno a fazer boa defesa no canto esquerdo. No entanto, no minuto seguinte os chilenos marcaram o segundo gol. Seymour chutou forte de fora da área e a bola passou por baixo de Bruno, que falhou no lance.
Após o gol, a Universidad de Chile seguiu melhor e quase ampliou aos 13 minutos. Montillo chutou da entrada da área e Bruno fez boa defesa espalmando para escanteio. Aos 19, foi a vez de Olivera chutar e Bruno fazer grande defesa. O Flamengo tentava armar boas jogadas, mas esbarrava nos seguidos erros de passe.
Somente aos 25 minutos o Flamengo conseguiu chutar ao gol de Conde. Fierro foi lançado pela direita e chutou cruzado, mas nas mãos do goleiro chileno. A resposta dos donos da casa veio dois minutos depois. Contreras tentou cruzar pela direita, mas a bola foi em direção ao gol. No entanto, Bruno conseguiu espalmar para fora.
O Flamengo ótima chance aos 33 minutos, quando Petkovic e Vagner Love tabelaram e o atacante finalizou para fora na saída de Conde. À medida que o jogo chegava ao fim, os rubro-negros passaram a pressionar mais o chilenos. No entanto, os brasileiros não conseguiram transpor a zaga adversária e saiu de campo sem a invencibilidade na competição.
FICHA TÉCNICA - UNIVERSIDAD DE CHILE 2 x 1 FLAMENGO
Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 17 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (Chile)
Assistentes: Pablo Fandiño (Chile) e Mauricio Espinoza (Chile)
Cartões amarelos: Vargas (UNI); Álvaro e Fierro (FLA)
Gols: UNIVERSIDAD DE CHILE: Vargas, aos 42 minutos do primeiro tempo; Seymour, aos nove minutos do segundo tempo; FLAMENGO: Rodrigo Alvim, aos cinco minutos do segundo tempo
UNIVERSIDAD DE CHILE: Esteban Conde; José Contreras, Mauricio Victorino, Rafael Olarra e Matías Rodríguez; Marco Estrada (Nestor Pinto), Felipe Seymour, Eduardo Vargas (Álvaro Fernandez) e Walter Montillo; Edson Puch e Juan Manuel Olivera (Rivarola)
Técnico: Gerardo Pelusso
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura (Éverton Silva), Álvaro, Fabrício e Juan; Rodrigo Alvim, Willians, Kléberson (Fierro) e Vinícius Pacheco (Petkovic); Vagner Love e Adriano
Técnico: Andrade