Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Pela Copa do Brasil, Vasco fica no empate com o ASA-AL

O Vasco foi até Maceió nesta quarta-feira e voltou a decepcionar seu torcedor. Tendo atuação apenas abaixo do normal, os Cruz-maltinos ficaram no empate por 1 x 1 com o ASA, pela segunda fase da Copa do Brasil. Com o resultado, a equipe carioca vai precisar fazer a partida de volta contra os alagoanos em São Januário. Os donos da casa ficaram a frente no placar no primeiro tempo, com Júnior Viçosa. A igualdade dos visitantes veio com Philipe Coutinho, de pênalti, na etapa final.
[SAIBAMAIS]
A partida de volta está marcada para o dia 31 de março, uma quarta-feira, no Rio de Janeiro. Para o Vasco, um empate sem gols já será suficiente para que a equipe avance na competição.

O jogo:

A partida começou sob forte calor e com ASA buscando surpreender o Vasco. No entanto, nos minutos iniciais, os jogadores mais mostraram disposição do que técnica e não conseguiam armar boas jogadas no ataque. A primeira chance de maior perigo aconteceu aos 12 minutos, quando a zaga alagoana tirou errado uma bola, que sobrou para Fernando. No entanto, o zagueiro vascaíno dominou errado e deixou escapar pela linha de fundo.

O Vasco se animou e passou a dominar o jogo. Aos 14 minutos, Philipe Coutinho recebeu da entrada da área, driblou um marcador e finalizou para grande defesa do goleiro Paulo César. Melhor em campo e pressionando os donos da casa, os Cruz-maltinos tiveram outra boa chance aos 24. Philipe Coutinho cruzou pela esquerda, a zaga rebateu para a frente da área e o lateral esquerdo Márcio Careca chutou por cima do gol.

A resposta do ASA só veio aos 29 minutos, quando Fábio Lopes tocou para Júnior Viçosa dentro da área. No entanto, o atacante alagoano chutou muito mal e a bola saiu mansamente pela linha de fundo. Após o lance, o time da casa voltou a equilibrar a partida e conseguiu impedir os avanços constantes do Vasco.

Em um contra ataque, o ASA abriu o placar aos 39 minutos. Fábio Lpres lançou Celso pela direita, que só tocou para Júnior Viçosa. Com um toque na bola tirou o marcador e chutou cruzado sem chance para Fernando Prass. O Vasco sentiu o gol, mas conseguiu criar boa chance de empatar aos 43 minutos. Rafael Coelho foi lançado, mas tocou por cima do gol ao tentar tirar do goleiro Paulo César.

No entanto, o ASA terminou a etapa inicial melhor em campo. Para o Vasco o intervalo veio em ótima hora, pois a equipe perdeu muito rendimento nos minutos finais.

O Vasco voltou para o segundo tempo com o objetivo e mudar o placar adverso. Logo com um minuto, Philipe Coutinho passou por dois marcadores, mas foi travado quando foi chutar a gol. No minuto seguinte, o zagueiro Gian cobrou falta e obrigou Paulo César a fazer boa defesa.

Só que a resposta do ASA veio aos 7 minutos. Rodriguinho recebeu dentro da área e chutou. Fernando Prass estava atento e colocou para escanteio impedindo o segundo gol dos alagoanos. Quatro minutos depois, em jogada de bola parada, Jota apareceu sozinho dentro da área, mas cabeceou errado.

Quando a partida estava equilibrada, mas com o ASA tendo mais perigo, o Vasco chegou ao empate. Após falha do goleiro Paulo César. A bola sobrou para Élder Granja, que chutou, mas o zagueiro Édson colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Philipe Coutinho cobrou com paradinha e deslocar o arqueiro alagoano.

O ASA quase desempatou aos 20 minutos. O atacante Danilo foi lançado e chutou no canto de Fernando Prass, que se esticou todo e viu a bola indo para fora. A partir dai, a partida teve uma queda em emoção, aparentemente porque os jogadores das duas equipes passaram a sentir o cansaço pelo calor.

O Vasco tentava mais o ataque após as mudanças feitas pelo técnico Vágner Mancini e sempre passando pelos pés de Philipe Coutinho. O ASA buscava os contra-ataques, mas arriscava mais em chutes de fora da área. Entre os Cruz-maltinos, destaque para a entrada de Dodô. No entanto, o jogador teve participação discreta em campo.

A equipe carioca voltou a assustar aos 36 minutos, quando Márcio Careca cruzou na área. Rafael Coelho subiu mais que zaga e cabeceou. O goleiro Paulo César espalmou para escanteio impedindo a virada. Nos minutos finais, o Vasco ainda esboçou uma pressão em busca do gol, mas parou na zaga do ASA.

FICHA TÉCNICA - ASA-AL 1 x 1 VASCO-RJ

Local: Estádio Nelson Feijó, em Maceió (AL)
Data: 17 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Lima e Silva (SE)
Assistentes: Ivaney de Lima (SE) e Cleriston Rios (SE)
Cartões amarelos: Didira, Édson, Jôta e Paulo César (ASA); Philippe Coutinho, Gian, Rafael Carioca e Élder Granja (Vasco)
Gols: ASA: Júnior Viçosa, aos 39min do primeiro turno
VASCO: Philippe Coutinho, aos 18min do segundo tempo

ASA: Paulo César; Celso, Plínio, Índio e Edson, Didira, Jota, Lê e Rodriguinho (Cleiton); Fábio Lopes (Thiago) e Júnior Viçosa (Danilo)
Técnico: Vica

VASCO: Fernando Prass; Gustavo (Souza), Fernando e Gian; Élder Granja, Paulinho (Dodô), Rafael Carioca, Jeferson (Geovane Maranhão) e Márcio Careca; Philipe Coutinho e Rafael Coelho
Técnico: Vágner Mancini