Afastada da Fórmula 1 desde o fim da parceria com a Williams, em 2008, a Petrobras prepara-se para voltar à principal categoria do automobilismo mundial. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a estatal está perto de assinar um acordo com a Lotus.
O anúncio deve ser feito nos próximos dias e incluirá desenvolvimento de gasolina para o motor Cosworth e lubrificantes. "Estamos esperando a confirmação para dar a largada na pesquisa", confirmou o engenheiro Rogério Gonçalves, do Centro de Pesquisa da empresa.
O fato de o carro da novata ser verde e amarelo agradou os brasileiros, que já trabalharam também com a Jordan. No ano passado, a empresa estava fechada com a Honda, mas a montadora japonesa saiu da F-1 e deixou a estrutura com Ross Brawn, que não prosseguiu com o acordo.
O interesse da Petrobras neste tipo de negócio é poder trazer os avanços obtidos nas pistas para seus produtos comerciais. De acordo com o jornal, os valores são de US$ 9 milhões e a marca brasileira deve estar estampada nos carros do time a partir do GP da Espanha, em 9 de maio. Haveria ainda a possibilidade de se associar à Red Bull em 2011.
Oficialmente, a Petrobras limita-se a dizer que está "em negociações".