Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Inter bate Chelsea e vai às quartas da Champions

Na partida que marcou a volta de José Mourinho ao estádio de Stamford Bridge, a Internazionale derrotou o Chelsea por 1 x 0, gol de Eto;o, e garantiu sua classificação às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Mourinho, que foi técnico dos Blues, agora comanda a equipe italiana em busca do título continental.

Com a vitória por 2 x 1 na primeira partida, disputada em Milão, a Internazionale garantiu a classificação nesta quarta-feira com a vitória simples. Na ocasião, Milito e Cambiasso marcaram para os italianos e Kalou anotou o tento do time inglês.

O próximo adversário da Inter será conhecido na sexta-feira, dia 19 de março, em sorteio realizado com todos os times classificados às quartas de final. Na ocasião, também serão definidos os confrontos das semifinais e da final.

O jogo

Apesar de os dois times entrarem em campo com formações ofensivas, a tônica de grande parte do primeiro tempo foi a marcação. As duas equipes fechavam bem os espaços no meio de campo e davam poucas chances do adversário aparecer com boas chances de gol.

Em uma das melhores oportunidades do primeiro tempo, aos 11 minutos, Ballack tentou chute da intermediária e a bola passou perto da trave do goleiro Júlio César. Perigo real novamente, apenas aos 33 minutos de jogo, quando Maicon cruzou da direita e Eto;o apareceu atrás da zaga, mas cabeceou para fora.

Aos 42 minutos, Anelka foi lançado na área, matou no peito e chutou com a bola ainda no ar. Júlio César amorteceu e Thiago Motta apareceu para afastar o perigo na última grande oportunidade de gol da primeira etapa.

Os dois times voltaram para a segunda etapa sem alterações e a tônica do jogo também mudou pouco. Com forte marcação no meio de campo, a Inter freava os avanços do Chelsea e partia no contra-ataque em lances esporádicos. A conclusão dos italianos, no entanto, não era efetiva.

Nem mesmo quando Carlo Ancelotti colocou Joe Cole no lugar de Ballack o time inglês passou a levar perigo ao gol defendido por Júlio César, que foi pouco exigido ao longo de toda a partida. Com passes de bola no meio de campo, a Inter comandava o ritmo do jogo e enervava os jogadores ingleses.

Aos 24 minutos, Thiago Motta quase marcou para a Inter, mas mandou por cima do gol a cabeçada de dentro da pequena área. Ancelotti tentou nova alteração, colocando Kalou no lugar de Zhirkov e sua equipe melhorou em campo. No entanto, foi a equipe italiana que marcou.

Eto;o recebeu enfiada de bola de Sneijder, carregou e bateu na saída do goleiro Turnbull para garantir a vaga da Internazionale nas quartas de final, quando o cronômetro marcava 33 minutos da segunda etapa.

Precisando de dois gols, o Chelsea partiu para cima, mas pouco perigo ofereceu a Júlio César. A situação do time inglês piorou quando Drogba foi expulso por falta em Thiago Motta, aos 40 minutos. Com um a mais, a Inter apenas tocou a bola nos minutos restantes, até o apito final do árbitro Wolfgang Stark.