Pelotas (RS) ; Caxias e Novo Hamburgo foram visitantes ingratos no fechamento da terceira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Os caxienses derrotaram o Pelotas por 3 x 2, sem muitas dificuldades, apesar do placar pouco elástico. Já em Santa Cruz do Sul, o Novo Hamburgo superou o Avenida por 2 x 1.
O resultado levou o Caxias à co-liderança da Chave 11. A equipe grená possui sete pontos, assim como Inter e São José, mas leva a pior nos critérios de desempate, ocupando a terceira colocação. Já os pelotenses caíram para a quinta posição.
A equipe da Serra não pôde contar com o técnico Julinho Camargo, que ainda não se recuperou de uma forte conjuntivite. O time foi comandado por Ivan Brito Soares, irmão do goleiro Renan, ex-Inter.
O Caxias saiu na frente, com Cristian Borja. No segundo tempo, Edílson fez 2 x 0. O Pelotas descontou com Gavião. Borja voltou a marcar na sequência, ampliando a vantagem para 3 x 1. Os donos da casa marcaram mais um, com o veterano Alex Dias.
Os três pontos conquistados sobre o Avenida deixam o Novo Hamburgo na co-liderança da Chave 10, ao lado do Grêmio, com novo pontos. Nos critérios de desempate, o tricolor leva a melhor. Os gols do Noia foram marcados por Micael e Paulinho. Emanuel descontou para o Avenida, que está na zona de rebaixamento do Gauchão.