Dizem que um craque aparece nos momentos de dificuldade, para ajudar sua equipe a desequilibrar o confronto. Assim sendo, neste domingo (14/3), o atacante Lionel Messi cumpriu seu papel com louvor. No Camp Nou, o Valencia complicou muito a missão do Barcelona, mas, com três gols na segunda etapa, o atual Melhor Jogador Mundo garantiu a vitória por 3 a 0.
[SAIBAMAIS]O resultado recoloca a equipe catalã na liderança do Campeonato Espanhol, perdida para o Real Madrid com o empate frente ao Almería na última rodada. Agora, resta aos jogadores comandados por Pep Guardiola 'secarem' o rival merengue, que entra em campo às 17 horas (de Brasília) com o Valladolid.
Já o Valencia permanece na terceira colocação, com 47 pontos. Na próxima rodada, a equipe encara o Almería dentro de casa, no Estádio Mestalla. Já o Barcelona vai manter a briga pela primeira colocação do Campeonato Espanhol contra o Zaragoza, fora de casa.
O jogo
O Valencia iniciou o confronto pressionando o Barcelona, que encontrou dificuldades para armar suas jogadas. Apesar disso, a primeira chance clara só veio aos 30 minutos, quando Alba bateu bem, mas Valdés defendeu. Aos 31, foi a vez de Messi perder boa chance: fez grande jogada individual, mas acertou as redes pelo lado de fora na hora da finalização.
No segundo tempo, o Barcelona voltou mais esperto e conseguiu, enfim, predominar no meio-campo para chegar ao ataque com qualidade. Os primeiros minutos foram de muitas bolas lançadas para Messi e Henry. Aos 8 minutos, o francês recebeu pela direita e cruzou rasteiro na área, onde o argentino tocou de primeira. O goleiro César caiu e defendeu com os pés.
Aos 11, Messi efetivamente brilhou. Com fintas de corpo e cortes secos, deixou para trás três marcadores antes de bater na saída de César para abrir o placar com um golaço. Aos 22, em nova jogada de Messi, Maxwell aproveitou rebote para completar para o gol, mas o assistente anulou o tento, indicando posição de impedimento do jogador.
Apenas dois minutos mais tarde, Maduro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, complicando ainda mais a situação do Valencia fora de casa. O show de Messi, assim continuou: aos 36 minutos, ele invadiu a área e tocou por cima de César para marcar o segundo. O terceiro gol veio logo em seguida, tocando entre as pernas do arqueiro, que tentava fechar o ângulo.
No final do jogo, a equipe do lateral brasileiro Daniel Alves precisou apenas administrar o placar para garantir a vitória dentro de casa. A partida ainda marcou a primeira atuação do Barcelona com o logotipo de campeão mundial da Fifa estampado em seu uniforme - conquistou o título batendo o Estudiantes, da Argentina, no final de 2009.