O Botafogo confirmou sua superioridade e venceu por 4 x 3 o São Raimundo-PA, nesta quinta-feira, no Engenhão. Com o gols de Danny Morais, Sandro Silva e Loco Abreu, duas vezes, o Alvinegro carioca avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. Os cariocas terão pela frente o Santa Cruz-PE, já na próxima quarta-feira.
A equipe carioca só precisava do empate, pois na partida de ida, o São Raimundo utilizou três jogadores de maneira irregular e perdeu os pontos da vitória por 1 x 0 em Santarém.
O jogo
O jogo começou com o Botafogo já colocando pressão no Sâo Raimundo. A defesa paraense tentava de todas as formas tirar o perigo, mas o alvinegro carioca chegava fácil ao gol de Labilá. Aos oito minutos, Lúcio Flávio lançou Loco Abreu. O uruguaio ficou de frente para o goleiro do São Raimundo, mas tocou para fora.
O ataque do Botafogo chegava seguidamente na área do Raimundo e aos 14 minutos Herrera acertou o travessão de Labilá. No entanto, no minuto seguinte, veio o primeiro gol dos donos-da-casa. Após bola levantada na área, o zagueiro estreante Danny Morais desviou de cabeça e colocou para a rede.
A equipe carioca continuou no ataque e quase marcou o segundo aos 20 minutos. Marcelo Cordeiro cobrou falta na área do São Raimundo, Herrera atrapalhou Labilá, mas a zaga tirou o gol na linha. A primeira boa chance do São Raimundo veio três minutos depois em um dos poucos ataques paraenses. Ceará apareceu de surpresa pela direita, mas na hora de finalizar isolou a bola.
A partida foi ficando mais nervosa, com os jogadores das duas equipes, mas principalmente do São Raimundo, apelando para faltas mais duras. O Botafogo só voltou a levar perigo aos 30 minutos quando Lúcio Flávio cobrou falta na área, Marcelo Pitbull resvalou e a bola bateu na cabeça de Antonio Carlos, mas subiu.
O Botafogo voltou a criar chances de gol, mas não conseguia finalizar. Isso até os 39 minutos, quando Lúcio Flávio lançou Loco Abreu. No entanto, o uruguaio chutou por cima do gol de Labilá. Nos minutos finais, os donos da casa diminuiram o ritmo e permitiram que o Sâo Raimundo chegasse algumas vezes no campo de ataque. S; que a defesa carioca se mostrou segura e impediu qualquer lance de perigo até o intervalo.
No segundo tempo, o Botafogo teve chance de ampliar logo com três minutos. Marcelo Cordeiro cobrou falta na área. A bola passou por todos os jogadores e bateu na trave direita de Labilá. No entanto, a resposta do São Raimundo veio aos nove, quando Marcelo Pitbull chutou de fora da área, mas a bola foi por cima do gol de Jéfferson.
A equipe carioca teve outra chance ótima aos 11 minutos. Loco Abreu recebeu na intermediária, passou por Carlão, mas finalizou em cima de Labilá, que chegou o ângulo impedindo o gol do uruguaio. Dois minutos depois, Herrera fez jogada individual e quando foi finalizar, acabou travado pela zaga.
O jogo passou a ficar mais equilibrado e o São Raimundo teve ótima aos 17 minutos. Jari chutou da entrada da área e obrigou Jéfferson a fazer grande defesa. No escanteio, Beto cobrou na cabeça de Branco para empatar. No entanto, no minuto seguinte, o Botafogo ficou novamente a frente. Flamel errou na saída de bola e deixou no pé de Sandro Silva, que tocou na saída de Labilá.
Mesmo sofrendo o revés, o São Raimundo era melhor no jogo e passou a dominar a posse de bola e rondar a área de Jéfferson. Só que quem marcou foi o Botafogo, aos 29 minutos. Edno cruzou pela esquerda na primeira vez que tocou na bola. O zagueiro Evair resvalou, tirou Labilá da jogada. O uruguaio Loco Abreu, bem posicionado, só teve o trabalho de colocar a cabeça e marcar o terceiro.
No entanto, o São Raimundo descontou no minuto seguinte. Michel desviou cruzamento de Ítalo, pela direita, e marcou o segundo dos paraenses. Após o gol, o Botafogo voltou a ter chance de ampliar. Aos 33 minutos, Loco Abreu foi lançado e chutou cruzado, mas Labilá fez boa defesa.
A situação ficou ruim para o Botafogo aos 36 minutos. Somália, que havia entrado minutos antes, deu um carrinho por trás em Flamel e acabou sendo expulso diretamente pelo árbitro. Com um a mais, o São Raimundo foi para o ataque e aos 37 Flamel fez boa jogada indicudual e chutou, mas para fora.
A resposta do Botafogo veio em grande estilo no minuto. Caio levou a bola para fundo, pela esquerda, e cruzou rasteiro para Loco Abreu, que só tocou para a rede e marcou seu segundo na partida, o quarto dos cariocas para decretar a classificação. Nos minutos finais, o São Raimundo ainda descontou com Ítalo, após cobrança de escanteio aos 44 minutos e deu números finais a partida.