O Fluminense vem conseguindo vencer seus últimos jogos, mas sempre deixa a impressão de que o confronto poderia ter sido mais tranquilo do que realmente se viu em campo. Foi assim nos 2 x 1 sobre o Botafogo, no fim de semana, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, e também na noite de quarta-feira, quando o Tricolor aplicou 2 x 0 no Conafiança-SE e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. Apesar de o objetivo ter sido alcançado, a preocupação com a falta de pontaria dos jogadores já existe nas Laranjeiras e deve ser trabalhada nos próximos treinamentos.
"Perdemos muitas finalizações contra o Confiança e isso realmente é um aspecto que precisa ser muito trabalhado. Estaremos preparados para conquistar títulos quando isso for melhorado. Estamos conseguindo conquistar as vitórias, mas muitas vezes com um grau de dificuldade maior do que realmente deveria", disse o técnico Cuca.
Um dos que vem sendo mais cobrado pela questão das finalizações desperdiçadas é o atacante Fred, curiosamente autor dos dois gols diante do Confiança. O jogador, que deixou a sua marca também contra o Botafogo, acredita que muitas vezes os erros de conclusão do Tricolor devem ser creditados como méritos do adversário. Ele citou como exemplo a boa atuação do goleiro Pantera, do bicampeão sergipano, que já tinha se destacado no empate por 1 x 1, na partida de ida.
"O Pantera foi muito bem na partida de ida e merece os méritos pelo fato de não termos marcados mais gols contra o Confiança no Maracanã. Ele tem qualidade. Claro que muitas vezes o erro também é do atacante, como aconteceu comigo no primeiro tempo do jogo de quarta-feira, quando cheguei atrasado em uma das conclusões. Porém estou aliviado por ter conseguido ajudar o Fluminense a vencer e passar de fase na Copa do Brasil", disse Fred.
Para o treinador do Fluminense a necessidade de se trabalhar melhor a questão das finalizações tem como importância principal o aspecto psicológico dos jogadores.
"Já fui jogador e sei como é desperdiçar muitas oportunidades de gol. A confiança acaba ficando mais baixa por conta do frisson que vem da arquibancada. Temos que trabalhar para que isso não se torne algo constante", disse Cuca.
Com a vitória sobre o Confiança, o Fluminense já conheceu seu adversário na segunda fase da Copa do Brasil. Trata-se do Uberaba-MG, que eliminou o Londrina-PR. A CBF vai definir nesta sexta-feira as datas dos confrontos, mas o primeiro será em Minas Gerais, com o Tricolor tendo a possibilidade de eliminar o confronto de volta se ganhar por dois ou mais gols de vantagem.