O Fluminense não foi brilhante, mas jogou o suficiente para derrotar o Confiança-SE por 2 x 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pelo confronto de volta da primeira fase da Copa do Brasil. O artilheiro Fred fez os gols do encontro, que garantiram o Tricolor na segunda etapa do torneio, uma vez que as duas equipes empataram por 1 x 1 na ida, em Aracaju (SE). O próximo rival dos cariocas sairá do duelo entre Uberaba-MG e Londrina-PR, que jogam nesta quarta-feira.
Desde o início do jogo, o Fluminense procurou empurrar o Confiança para o campo de defesa, tentando pressionar o adversário em sua saída de bola. Com isso, começou a criar oportunidades de abrir o marcador. Aos nove minutos, Thiaguinho fez boa jogada pela esquerda, cruzou rasteiro e Fred chutou em cima do goleiro Pantera. Três minutos depois o camisa 1 sergipano voltou a salvar sua equipe ao espalmar chute de Wellington Silva.
Sem poder de penetração e com pouca velocidade para surpreender na base dos contra-ataques, o Confiança não conseguia incomodar o goleiro Rafael, exigido apenas aos 15 minutos, quando desviou para escanteio um chute de fora da área de Alex Franco.
Com muita movimentação dos seus homens de frente, o Fluminense seguia incomodando. Aos 17 minutos, Conca cobrou falta, a bola explodiu no travessão e sobrou para Fred escorar para fora. Já aos 29 minutos, Pantera operou um verdadeiro milagre. Leandro Euzébio driblou o goleiro e chutou, o camisa 1 defendeu e, no rebote, se esticou para salvar o complemento certeiro de Wellington Silva.
Nos minutos finais do primeiro tempo, a pressão tricolor continuou forte. Aos 40 minutos, Mariano recebeu passe de Conca e chutou para grande defesa de Pantera. Três minutos depois, Fred venceu disputa com Raulino e chutou à direita do goleiro. Porém, a última chance da primeira etapa foi do time sergipano. Cristiano Alagoano invadiu a área e chutou para Rafael defender.
Na volta para a segunda etapa, o Fluminense seguiu pressionando o Confiança, que passou a marcar na entrada de sua área, mas abusando das faltas. Em uma delas, aos três minutos, Conca exigiu grande defesa de Pantera. Porém a estratégia equivocada dos sergipanos custou caro aos 16 minutos, justamente quando os nordestinos fizeram outra falta na entrada da área. Dessa vez, a jogada do Tricolor foi ensaiada e Fred mandou a bomba para vencer o goleiro do Confiança e abrir o marcador.
A situação do Confiança ficou ainda pior aos 25 minutos, quando Leonardo, que já tinha cartão amarelo, foi expulso por jogo violento, deixando o bicampeão sergipano com um homem a menos. Melhor para o Fluminense, que partiu ainda mais para cima do rival, a fim de definir a sorte do jogo. O Tricolor quase ampliou aos 30, quando Conca cobrou falta, o goleiro deu rebote e, com Pantera batido, Leandro Euzébio cabeceou para fora.
Com o domínio completo, o Fluminense seguiu desperdiçando boas oportunidades. Aos 33 minutos, André Lima driblou Pantera, chutou e Clebão evitou o gol quase em cima da linha. Dois minutos depois foi a vez de o goleiro salvar um chute cruzado de Leandro Euzébio. Aos 37, Marquinho cobrou falta, o goleiro deu rebote e Willians cabeceou para fora.
Aos 42 minutos o Fluminense desperdiçou outra grande oportunidade, quando André Lima penetrou livre na área, mas chutou à esquerda de Pantera. No minuto seguinte, porém, o Tricolor definiu a classificação ao marcar o segundo gol. Mariano cobrou escanteio pela direita e Fred, livre de marcação, escorou para o fundo da rede. Depois disso, a equipe carioca se limitou a tocar a bola e administrar o resultado até o apito final do árbitro.
Agora as duas equipes voltam as suas atenções para seus respectivos estaduais. O Fluminense encara o América na noite de sábado, pela quarta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Já o Confiança, no domingo, recebe o São Domingos pelo Campeonato Sergipano.
FICHA TÉCNICA- FLUMINENSE-RJ 2 x 0 CONFIANÇA-SE
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme de Lima (SP)
Assistentes: Dante Júnior e Claudson Beggiano (ambos de SP)
Público: 2.360 pagantes
Cartões amarelos: Diguinho, Júlio César, Fred, Mariano e Willians (Fluminense) e Alex Franco, Caité, Leonardo, Deivid, Clebão e Eri (Confiança)
bLeonardo (Confiança)
Gols: FLUMINENSE: Fred aos 16 e aos 43 minutos do 2; Tempo
FLUMINENSE: Rafael; Cássio, Dalton e Leandro Euzébio; Mariano, Thiaguinho (André Lima), Diguinho, Darío Conca e Júlio César (Willians); Wellington Silva (Marquinho) e Fred
Técnico: Cuca
CONFIANÇA: Pantera; Eri, Leonardo e Clebão; Vovô (Saci), Raulino, Alex Franco, Ciro (Deivid) e Serginho; Caité (Michel) e Cristiano Alagoano
Técnico: Gilmar Silva