Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Rooney brilha de novo, Manchester goleia Milan e avança

O Manchester United confirmou seu favoritismo e avançou às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa ao golear nesta quarta-feira o Milan por 4 x 0, no Estádio Old Trafford. Na primeira partida, disputada em Milão, os ingleses venceram por 3 x 2. A classificação foi a primeira do Manchester sobre o Milan na Copa dos Campeões.

O grande nome do confronto desta quarta-feira voltou a ser o atacante inglês Wayne Rooney, que aos 13 minutos de jogo, marcou o primeiro gol dos Red Devils. No primeiro minuto da segunda etapa, ele anotou seu segundo tento. Park e Fletcher marcaram os outros gols do United. Na partida de ida, Rooney marcou os últimos dois gols da virada de sua equipe.

O próximo adversário do Manchester United na Copa dos Campeões será conhecido em um sorteio, que deve ser realizado no dia 19 de fevereiro, dois dias após a definição de todos os classificados. Na ocasião também serão definidos os cruzamentos das semifinais e da final.

O jogo

A partida começou equilibrada, com as duas equipes tendo boas chances de gol antes mesmo dos dez minutos de jogo, mas foi o Manchester que abriu o placar, ainda aos 12 minutos. Neville cruzou com perfeição e Rooney cabeceou com eficiência, marcando o primeiro gol do confronto.

Logo após sofrer o tento, o Milan buscou jogar com mais velocidade na frente, mas não obteve muito sucesso. Com boa marcação, a equipe inglesa neutralizou as ofensivas do time italiano, que aos poucos perdeu o ânimo.

O time comandado por Leonardo só voltou a jogar de forma mais incisiva nos últimos minutos de partida. No entanto, a equipe seguiu esbarrando na falta de movimentação de seus homens de frente, que eram facilmente marcados pelos defensores ingleses. A única alternativa era o lançamento longo, mas este recurso também não surtiu efeito.

Na volta do segundo tempo, Leonardo promoveu a entrada de Seedorf, no lugar de Bonera, mas logo no primeiro minuto o Manchester ampliou o placar, novamente com Rooney, após excelente passe de Nani. O atacante inglês bateu na saída do goleiro Abbiati e correu para o abraço.

Com a classificação praticamente assegurada, o Manchester United passou a jogar com calma, buscando espaços na zaga italiana para encaixar um contra-ataque e definir a partida. O Milan, por outro lado, adiantou suas linhas defensivas, mas seguiu sem articular jogadas na frente.

Aos 14 minutos de jogo, o Manchester deu seu golpe de misericórdia. O coreano Park recebeu bom passe dentro da área e tocou cruzado para marcar mais um gol inglês no Old Trafford.

Nos minutos restantes de partida, o Milan mostrou pouca disposição para buscar os quatro gols que precisava para conseguir a classificação. Nem mesmo as entradas de Beckham e Inzaghi animaram a equipe italiana, que ofereceu pouco perigo ao gol de Van der Sar.

Aos 42 minutos, Fletcher ainda apareceu livre de marcação na área e completou de cabeça o cruzamento do brasileiro Rafael para dar números finais à partida.

FICHA TÉCNICA - MANCHESTER UNITED 4 X 0 MILAN

Local: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Data: 10 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)
Assistentes: Matthias Arnet e Francesco Buragina (ambos da Suíça)
Cartões Amarelos: Scholes (Manchester United); Ronaldinho e Flamini (Milan)
Gols: MANCHESTER UNITED - Rooney, aos 13 minutos do primeiro tempo, e a um minuto do segundo tempo; Park, aos 14 minutos do segundo tempo; e Fletcher, aos 42 minutos do segundo tempo

MANCHESTER UNITED: Van der Sar; Neville (Rafael), Ferdinand, Vidic, Evra; Fletcher, Valencia, Scholes (Gibson), Park e Nani; Rooney (Berbatov)
Técnico: Alex Ferguson

MILAN: Dida; Abate (Beckham), Bonera (Seedorf), Thiago Silva e Jankulovski; Ambrosini, Pirlo, Seedorf; Ronaldinho, Huntelaar e Borriello (Inzaghi)
Técnico: Leonardo