Depois de sofrer a primeira derrota desde que assumiu a direção técnica do Botafogo, o técnico Joel Santana começa a pensar no São Raimundo, adversário da próxima quinta-feira, no Engenhão, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. O Alvinegro Carioca foi derrotado na primeira partida, disputada no Pará, mas o adversário foi punido pelo STJD por ter escalado três jogadores em situação irregular e perdeu os pontos conquistados. De acordo com determinações da CBF, o Botafogo precisa apenas de um empate para seguir no torneio.
Contra os paraenses, o técnico botafoguense poderá escalar a equipe completa, o que não acontecerá na partida do próximo domingo contra o Olaria, pela Taça Rio.O atacante Herrera recebeu cartão vermelho, enquanto o zagueiro Fábio Ferreira e o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro receberam o terceiro cartão amarelo.
Embora Joel só queira pensar no problema depois da partida pela Copa do Brasil, é quase certo que Caio seja escolhido para formar dupla com Loco Abreu na partida contra a equipe da Rua Bariri. O recém-contratado Danny Morais pode entrar no lugar de Fábio Ferreira caso o ex-titular Antônio Carlos continue sem condições de jogo, enquanto o jovem Gabriel, que chegou a ser titular quando o time era dirigido por Estevam Soares, pode ganhar a sua primeira oportunidade com Joel Santana.
Joel também tem problemas na lateral direita. Alessandro, que vinha sendo perseguido pela torcida, foi liberado para cuidar de problemas particulares e deve fazer um trabalho de recondicionamento físico quando se reapresentar. Jancarlos, contratado para ser o titular da posição, foi muito criticado por sua atuação nos jogos contra Duque de Caxias e Fluminense e poderá perder seu lugar. O volante Somália, que chegou a ser improvisado no jogo disputado no meio de semana, pode ser lançado na lateral, dependendo do que mostrar durante os treinos da semana.
O treinador alvinegro considerou que o time fez sua pior partida depois que ele assumiu o comando técnico. Ele não entende a apatia que tomou conta da equipe durante os 90 minutos de jogo, ainda mais se tratando de um duelo contra o rival Fluminense.