Coquimbo (Chile) ; O chileno Fernando Gonzalez confirmou nesta segunda-feira a classificação de seu país às quartas de final da Copa Davis, ao derrotar o israelense Dudi Sela e marcar 3 x 1 no placar do confronto. O sul-americano triunfou, em casa, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 6/3, após pouco mais de duas horas de partida.
Na próxima fase, o Chile tem pela frente a República Tcheca, que venceu a Bélgica por 4 a 1, em confronto que terminou no último domingo. A definição do classificado entre Chile e Israel aconteceu com um dia de atraso por conta dos fortes terremotos que atingiram o país sul-americano nos últimos dias.
O confronto pela Davis é inédito entre os dois países, embora uma disputa entre Chile e Tchecoslováquia tenha ocorrido em 1967. Na ocasião, a equipe sul-americana triunfou por 3 sets a 2, com uma vitória de Jaime Pinto-Bravo e duas de Patrício Rodriguez. Naquele ano, o Chile foi eliminado nas semifinais da competição com uma derrota por 3 a 0 para a União Soviética.
As disputas pelas vagas nas semifinais da Davis estão marcadas para os dias 9, 10 e 11 de julho. Na mesma data, a França recebe a Espanha, a Argentina enfrenta fora de casa a Rússia e o time sérvio pega longe de seus domínios a Croácia.