Dono do melhor ataque, com 21 gols e 18 pontos em sete jogos. Este é o Cruzeiro, que volta a campo neste domingo (7/3), às 17h (de Brasília), contra o Tupi, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.
No jogo de quarta-feira, quando goleou o Uberaba por 5 a 0, o técnico do Cruzeiro, Adilson Batista, escalou o time quase completo, com exceção de alguns jogadores que foram vetados pelo departamento médico- caso dos atacante Kleber e Wellington Paulista e os volantes Elicarlos, Fabrício e Fabinho. O zagueiro Cláudio Caçapa também não participou do jogo porque estava suspenso.
Para o confronto contra o Tupi, os titulares Kleber (atacante) e Leonardo Silva (zagueiro) foram vetados. O primeiro ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda, e o segundo foi apenas poupado. Outros jogadores que também não irão participar deste jogo são os atacantes Guerrón e Wellington Paulista, ambos contundidos.
Dos 19 jogadores presentes na lista de relacionados, nove são considerados titulares: o goleiro Fábio, os laterais Jonathan e Diego Renan, o zagueiro Thiago Heleno, os volantes Henrique e Marquinhos Paraná, os meias Roger e Gilberto (que também joga como lateral esquerdo), e o atacante Thiago Ribeiro, que é artilheiro da equipe na temporada ao lado de Kleber, com seis gols.
Mas o treinador provavelmente deixará a maioria destes jogadores no banco, isso porque o Cruzeiro terá uma viagem desgastante para Caracas, na Venezuela, onde enfrentará o Deportivo Itália, na quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela Copa Libertadores.
Quem pode entrar no time titular é o meia e lateral esquerdo Gilberto, que está de volta após servir a seleção brasileira. A dúvida é se o jogador continuará atuando no meio campo, mesmo depois da chegada do meia Roger, ou se ele voltará a jogar na lateral esquerda.
Outra dúvida é quanto ao esquema. Na partida contra o Ituiutaba, no sábado, dia 27 do mês passado, quando o Cruzeiro venceu por 1 a 0, Adilson Batista optou pelo esquema 3-5-2, diferente do estilo de jogo da equipe, adaptada com a formação 4-4-2, com três volantes e um meia, que foi usada no jogo contra o Uberaba, na quarta-feira.
O treinador não adiantou a equipe, mas prometeu ir em busca da vitória para manter a liderança. "Vai ser um time competitivo, um time que vai para vencer o jogo sabendo das dificuldades. Independente da formação, do sistema, vamos apoiar, porque é um momento de ajuda também. Vamos trabalhar sem problemas, pensando em vencer, colocar aquilo que seja melhor para fazer um bom jogo, depois voltar (para Belo Horizonte) e viajar no outro dia de madrugada (para a Venezuela). Tranquilo", observou Adilson, já se referindo ao confronto da próxima quinta-feira, contra o Deportivo Itália.
O Cruzeiro não deve encontrar facilidade contra o Tupi, que faz boa campanha na competição, ocupando a quarta colocação do Campeonato Mineiro com 12 pontos. Para o complicado jogo contra a Raposa, o técnico Leonardo Condé terá quatro desfalques: o goleiro Eládio, o zagueiro Riso (ambos suspensos), o defensor Marcelinho e o volante Denílson, afastados por lesão.
O treinador do Galo Carijó, que tem apenas 31 anos, espera vencer o Cruzeiro para permanecer entre os quatro primeiros do Estadual. "A gente vai tentar uma classificação entre os quatro, se possível, para ter uma vantagem na próxima fase. Para alcançar isso, esse jogo contra o Cruzeiro se torna importante, temos que conseguir um bom resultado em casa para aumentar ainda mais essa possibilidade", destacou Condé, lembrando que os primeiros quatro colocados levam vantagem nas quartas-de-final. Classificam oito times para a próxima fase.
Outros jogos
No domingo, fechando a oitava rodada do Estadual, o América de Teófilo Otoni recebe o Uberlândia, no estádio Nassari Mattar, às 10 horas (de Brasília), em busca da primeira vitória na competição. Mais tarde, às 16 horas, a Caldense tenta sair da zona de rebaixamento diante do Villa Nova, sexto colocado, em Poços de Caldas, no estádio Ronaldão.
FICHA TÉCNICA
TUPI x CRUZEIRO
Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Data: 7 de março de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helbert Costa Andrade e Marcelo Francisco dos Reis (ambos de MG)
CRUZEIRO: Fábio; Cláudio Caçapa (Pedro Ken), Gil e Thiago Heleno; Diego Renan, Fabinho, Bernardo, Roger e Gilberto; Eliandro e Kieza (Anderson Lessa)
Técnico: Adilson Batista
TUPI: Jeferson; Henrique, Adalberto, Fabrício Soares e Michel; Darlan (Felipe Santos), Leo Salino, Gedeon e Chiquinho (Assis); Robson e Ademilson
Técnico: Leonardo Condé