Nesta quinta-feira, o nadador brasileiro César Cielo, sem o polêmico 'supermaiô' - proibido, no início deste ano, pela FINA (Federação Internacional de Natação) por influenciar na performance dos atletas -, estreou na temporada com uma segunda colocação, na eliminatória dos 50m estilo livre, no Grand Prix de Austin, nos Estados Unidos.
Cielo, campeão olímpico e mundial da prova, fez o tempo de 19s43, e ficou atrás somente do norte-americano Garrett Weber-Gale, que cravou 19s30. O atleta de Trinindad e Tobago, George Bovell, alcançou a terceira posição.
A competição foi disputada em piscinas de 25 jardas pelo elevado número de participantes (1.100), no entanto, as finais voltarão a ser em 50m. A marca superou as expectativas do nadador brasileiro, que, por não ter competido em 2010, esperava finalizar o percurso por volta de 19s50.
Nicholas Santos também participou da prova, contudo ficou acima apenas um centésimo dos tempos dos oito classificados para a decisão, que será disputada ainda nesta quinta-feira. Henrique Barbosa, o outro brasileiro no campeonato norte-americano, atingiu o pior desempenho nacional do dia, ao ser o 51º nos 200m medley.