Bem cedo para não prejudicar o caótico trânsito de São Paulo, mais precisamente às 5h40 da manhã, a piloto brasileira Bia Figueiredo percorreu um trecho de seis quilômetros entre dois cartões postais da cidade: do Teatro Municipal, na região central, ao Obelisco, no Parque do Ibirapuera, passando pela Avenida 23 de Maio e completando duas voltas em torno do Monumento às Bandeiras, também na região do Parque.
A ação, que contou com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na interdição de alguns trechos pouco antes da passagem do carro de corrida, faz parte dos eventos preparatórios da etapa de São Paulo da Fórmula Indy, que abre a temporada 2010 da categoria. A prova será realizada no dia 14 de março, no circuito urbano de 4.180 metros montado na região do Sambódromo do Anhembi.
Novata na Indy, Bia tem presença confirmada nesta corrida pela equipe Dreyer & Reinbold Racing - para o restante do campeonato, ela ainda não se garantiu. Enquanto isto não acontece, a brasileira elogia a experiência inusitada.
"Foi emocionante andar em trechos pelos quais passo sempre de carro de rua. A experiência foi muito interessante", afirmou a piloto. "Nos pontos de ônibus, as pessoas olhavam com uma cara de interrogação, tentando entender porque um carro de Fórmula Indy estava ali passando na rua, de madrugada...", divertiu-se a primeira brasileira em uma categoria top do automobilismo internacional.
Além de Bia, o Brasil terá outros seis pilotos na SP Indy300: Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Mario Moraes, Mario Romancini e Raphael Matos.