Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Em 'casa', Brasil faz 1º e último teste do ano antes da Copa

Quando a bola começar a rolar no Emirates Stadium, em Londres, nesta terça-feira, a partir das 17h05 (de Brasília), faltarão exatamente 105 dias para a estreia do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, contra a Coreia do Norte. Mas, na cabeça do técnico Dunga, o 11 escalado diante da Irlanda, no primeiro e último teste verde e amarelo antes do início da luta pelo hexa, é praticamente o mesmo que começará atuando ante os sul-coreanos.

A equipe de Dunga atuará quase em sua ;casa;, já que o Emirates foi palco de quatro partidas da seleção após a Copa de 2006. No estádio do Arsenal, o time venceu a Argentina em 2006 (3 x 0), perdeu para Portugal no ano seguinte (2 x 0), bateu a Suécia em 2008 (1 x 0) e passeou contra a Itália no ano passado (2 x 0).

Nesta terça, à exceção de Luis Fabiano, artilheiro da equipe desde que Dunga assumiu o comando, mas cortado do amistoso por contusão, o time titular terá uma formação bastante conhecida, com nomes garantidos na África do Sul, como Júlio César, Maicon, Lúcio, Gilberto Silva, Kaká e Robinho.

Correndo por fora por um lugar entre os titulares, o polivalente Daniel Alves, do Barcelona, é outro que já carimbou o passaporte. Mas não admite cochilar para não perder o direito de estar na África do Sul. "O grupo está praticamente fechado, mas é bom estar atento, pois uma oportunidade na seleção tem sempre de ser bem aproveitada", pregou.

O zagueiro Juan, da Roma, de volta ao grupo após se recuperar de uma série de lesões, espera mostrar o mesmo futebol seguro ao lado do velho parceiro Lúcio. E exigiu seriedade absoluta do grupo canarinho. "Estou voltando na hora certa e esse é um jogo para mostrarmos espírito de Copa do Mundo", avisou.

O jogador da Roma, aliás, é um dos atletas considerados ;exemplos de comprometimento; pelo técnico Dunga. Para o ex-volante, tanto Juan quanto Robinho, que deixou de ajudar o Santos no clássico contra o Corinthians para se apresentar à seleção, são modelos a serem seguidos. "Sem dúvida o Robinho é um exemplo de comprometimento, mas há outros jogadores que sempre demonstraram vontade de defender a seleção, como o Juan".

Além do ex-zagueiro do Flamengo, outras novidades no time que começará jogando estarão em todos os setores da equipe. Michel Bastos assume a lateral esquerda, Ramires ocupa a vaga de Elano, que se apresentou com dores no tornozelo, no meio-campo, e Adriano forma dupla ofensiva com Robinho.

"Espírito de Paris"

Para tentar estragar os planos brasileiros, o técnico Giovanni Trapattoni terá como trunfo o principal destaque do país: o atacante Robbie Keane. O experiente artilheiro se contundiu sábado, na partida do Celtic contra o Rangers, e foi cortado. Novo exame feito na segunda-feira acabou por reabilitar o jogador para o duelo.

Assim, o comandante italiano quer usar o embate contra os brasileiros como preparação para as Eliminatórias da Eurocopa 2012. E espera ver em seus jogadores o que rotulou de ;espírito de Paris;, em alusão ao jogo contra a França, pela repescagem, que tirou os irlandeses do Mundial da África do Sul, graças ao polêmico gol de Gallas - no lance em que Henry ajeitou a bola com a mão antes de cruzar.

"Vamos começar o duelo com os atletas mais rodados, pois é perigoso lançar jovens em uma partida difícil como essa. O mais importante é atuar com a mesma mentalidade e o espírito que tivemos contra a França em Paris", pediu.

Apesar de não citar individualmente nenhum jogador adversário, Trapattoni admitiu que a partida contra os pentacampeões será duríssima. "Temos que estar 100% preparados e concentrados, pois o Brasil tem um grande time e cada um de seus jogadores pode marcar gols. Temos de ser compactos e não dar espaços para os principais criadores, como o Kaká, trabalharem", concluiu.

O duelo desta terça-feira no Emirates Stadium será o sexto da história entre as duas seleções. Desde o primeiro encontro, datado de 5 de maio de 1974 (vitória brasileira por 2 x 1, com gols de Leivinha e Rivellino), o time verde e amarelo acumulou mais dois êxitos, um empate e uma derrota.

No último encontro, em fevereiro de 2008, vitória apertada dos comandados de Dunga: 1 x 0, gol de Robinho. O jogo foi disputado no estádio Croke Park, em Dublin, e também estiveram presentes outros atletas que atuarão nesta terça, como o goleiro Júlio César e o volante Gilberto Silva.

FICHA TÉCNICA - BRASIL X IRLANDA

Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Data: 2 de março de 2010 (terça-feira)
Horário: 17h05 (de Brasília)
Árbitro: Não divulgado
Assistentes: Não divulgados

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Adriano
Técnico: Dunga

IRLANDA:
Shay Given; Marc Wilson, Richard Dunne, Sean St Ledger e Kevin Kilbane; Aiden McGeady, Stephen Hunt, Glenn Whelan e Damien Duff; Kevin Doyle e Robbie Keane (Leon Best)
Técnico: Giovanni Trapattoni