O Botafogo apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (1/3), o atacante Edno, de 26 anos, que foi cedido ao clube por empréstimo até o fim do ano. O jogador demonstrou muito bom humor na entrevista coletiva, diferentemente de sua postura nos últimos dias em São Paulo, quando estava visivelmente contrariado por não ter sido inscrito pelo técnico Mano Menezes na Copa Libertadores.
"Quando você chega a um clube como o Botafogo é lógico que você se sente melhor, mais solto, mais leve, já que a sua autoestima vai lá em cima. O meu pensamento é de fazer uma grande temporada pelo meu novo clube. O Botafogo é a minha nova casa", afirmou Edno, que não fugiu de perguntas sobre o ex-clube.
O jogador reconheceu que não estava feliz nos seus últimos dias no Parque São Jorge. "Não consegui ter a passagem que queria pelo Corinthians, mas não por culpa do clube. Apenas não consegui ter a sequência de jogos que considerava necessária para a realização de um bom trabalho", disse Edno.
Acostumado a jogar em velocidade e considerado uma peça importante principalmente na saída para os contra-ataques, Edno se colocou à disposição do técnico Joel Santana para atuar mais recuado, no meio-de-campo, auxiliando Lucio Flavio na função de criação - até porque a dupla de ataque composta pelo argentino Herrera e pelo uruguaio Loco Abreu vem agradando.
"O futebol daqui é diferente do Sul, de Minas, de São Paulo. É um futebol de qualidade, mas de alegria ao mesmo tempo, que eu sempre admirei. Jogando contra, quando a gente vinha ao Rio de Janeiro e já sentia a diferença. Agora, colocando em prática, será uma grande experiência", exaltou o jogador.
Edno começou a sua trajetória no futebol defendendo as cores do Avaí. Teve passagens por Cruzeiro, Novo Hamburgo-RS, Noroeste-SP, Atlético-PR e pela Portuguesa, onde viveu o melhor momento de sua carreira, despertando o interesse do Corinthians. Ele também atuou no futebol europeu pelo PSV, da Holanda.
Antes de conceder entrevista coletiva e ser apresentado oficialmente Edno já treinou com os atletas que não participaram da vitória de 3 x 1 sobre o Americano, no sábado, pela estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Os titulares ficaram fazendo trabalho na sala de musculação.
O Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h50 (de Brasília) para medir forças com o Duque de Caxias no Engenhão. Para esta partida, Joel terá o retorno do goleiro Jéfferson, que não enfrentou o Americano por ter tomado um analgésico, que poderia conter substâncias consideradas doping, e o lateral direito Alessandro, que foi liberado para resolver problemas particulares. O zagueiro Antônio Carlos, com lesão no joelho direito, será reavaliado pelo departamento médico.