Separados por apenas dois pontos na classificação do Campeonato Espanhol, Barcelona, líder, e Real Madrid, segundo colocado, travarão uma emocionante disputa pela ponta da tabela a partir das 16 horas (de Brasília) deste sábado. Mas não no tradicional clássico do país, e sim em campos distintos, contra adversários diferentes.
O primeiro a entrar em campo será o time de Cristiano Ronaldo, Kaká e companhia. Os merengues vão a Tenerife encarar os donos da casa, vice-lanternas do torneio, no Heliodoro Rodríguez López. E assumirão a ponta provisória caso cumpram com a obrigação de favorito e somem três pontos.
Apesar de vir de uma vitória esmagadora sobre o Villarreal na última rodada (6 a 2), o técnico Manuel Pellegrini preferiu manter a cautela. "O Tenerife joga um futebol interessante e já complicou a vida do Barcelona, do Valencia e do Sevilla. É um erro pensar que chegaremos lá e venceremos por goleada", alertou o treinador, que não poderá contar com o atacante Karim Benzema e com o meia Guti, contundidos.
Também vindo de goleada - 4 a 0 sobre o Racing Santander -, o Barcelona terá a vantagem de entrar no Camp Nou às 18 horas (de Brasília) para encarar o Málaga sabendo exatamente o que precisará fazer para não perder a ponta. Se o Real Madrid tiver vencido seu compromisso por dois ou mais gols de diferença, os comandados de Guardiola não poderão sequer pensar em empatar, pois serão superados pelo saldo de gols.
Pelo menos no discurso, o treinador azul-grená não parece preocupado com a pressão dos rivais do Bernabéu. "Quero chegar ao título das duas competições que estamos disputando (Espanhol e Copa dos Campeões) e cobrarei meus jogadores para isso, pois sei que temos capacidade para tal. Se não der, paciência. São coisas do futebol", desconversou.
A principal novidade do Barça para encarar o Málaga estará na lateral direita. Fora do time nas últimas três semanas por conta de uma lesão muscular na coxa, Daniel Alves está confirmado na equipe. Já Keita e Abidal seguem em recuperação e entregues ao departamento médico.
Na briga pelas demais posições que garantem vaga na Copa dos Campeões em 2011, Valencia e Sevilla terão desafios complicados. O primeiro, terceiro na tabela, dez pontos atrás do Real Madrid, fechará a rodada no Vicente Calderón, ante o Atlético. O Sevilla, por sua vez, não terá o artilheiro Luis Fabiano, lesionado, para tentar superar o Athletic Bilbao, no Ramón Sánchez Pizjuán.
Confira a 24; rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado:
Tenerife x Real Madrid
Getafe x Zaragoza
Barcelona x Málaga
Domingo:
Racing Santander x Almeria
Sporting Gijon x Osasuna
Valladolid x Mallorca
Atlético de Madri x Valencia
Sevilla x Athletic Bilbao
Xerez x Espanyol
Villarreal x La Coruña