Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Panathinaikos repete placar e elimina Roma da Liga Europa

Após uma emocionante vitória por 3 x 2 no jogo de ida da segunda fase da Liga Europa, o Panathinaikos, da Grécia, não se intimidou por atuar fora de casa e novamente bateu a Roma pelo mesmo placar, no Estádio Olímpico, na capital italiana, nesta quinta-feira (25/2). Com o resultado, a equipe, atual líder do Campeonato Grego, com 52 pontos, garantiu também um lugar nas oitavas de final da competição.

Apesar do triunfo grego, quem saiu à frente do placar foi a Roma. Em cobrança de falta logo aos 11 minutos do primeiro tempo, o norueguês John Arne Riise bateu com força. A bola desviou na barreira e acabou impedindo qualquer ação do goleiro Tzorvas, que ficou rendido. Com o resultado, os italianos avançariam à fase seguinte da Liga Europa, por ter marcado dois gols fora de casa.

A Roma seguiu atacando, em busca de mais um gol para aumentar o marcador. As principais jogadas dos gialorossi eram articuladas pelo montenegrino Vucinic. Entretanto, quem melhorou no final do primeiro tempo e conseguiu chegar ao empate foi o Panathinaikos: em contra-ataque rápido, Ninis invadiu a área, trombou com o zagueiro e caiu. O árbitro português Bruno Paixão assinalou pênalti e o experiente Cissé converteu para os gregos.

Fazendo uma boa partida, aos 42, Ninis roubou a bola no intermediária do campo e arriscou um petardo de fora da área. Traído pelo chute, que pingou à sua frente, o goleiro brasileiro Doni acabou aceitando a virada adversária. Inspirado, o Panathinaikos não se contentou e, três minutos depois, Cissé fez o terceiro gol dos visitantes e seu segundo na partida, dificultando muito a situação da Roma, que precisaria de quatro tentos para voltar a ficar com a vaga.

Para a segunda etapa, o técnico da equipe italiana, Cláudio Ranieri, trocou Brighi pelo brasileiro Júlio Baptista, visando a tornar seu time mais ofensivo. Aos três minutos, em jogada feita pelo capitão De Rossi, Cerci quase fez o segundo dos gialorossi, mas foi parado por bela defesa de Tzorvas. Pressionando, a Roma chegou ao segundo gol justamente com De Rossi: Riise, autor do primeiro tento italiano, arriscou de longe e o goleiro rebateu. No rebote, o volante apenas teve o trabalho de empurrar para as redes. O resultado, entretanto, eliminou a equipe da competição.

Belgas goleiam e franceses repetem placar
Ao contrário do equilibrado empate por 1 x 1 no jogo de ida, o Anderlecht, da Bélgica, não tomou conhecimento do Athletic Bilbao e goleou a equipe espanhola por 4 x 0 no Estádio Constant Vanden Stock, em Bruxelas, pela partida de volta, garantindo a classificação. Quem também estará nas oitavas é o Olympique Marseille, que bateu o Copenhague por 3 x 1 no Vélodrome e assegurou sua vaga. O destaque da partida foi o marfinense Koné, que marcou dois gols. Na primeira partida, na Dinamarca, os franceses já haviam vencido pelo mesmo placar. O tento do Copenhague foi marcado pelo brasileiro Aílton Almeida.

Classificação na raça
O Atlético de Madrid foi protagonista da partida que talvez tenha sido a mais emocionante entre todas na rodada da Liga Europa. Os colchoneros classificaram-se para as oitavas de final com um gol de Diego Forlán no último minuto de jogo. O tento deu a vitória do time espanhol por 2 x 1 ante o Galatasaray, em Istambul. Simão havia aberto o placar aos 18 do segundo tempo, mas Keita empatou três minutos depois e a decisão acabou ficando para o instante final.