Único jogador brasileiro campeão mundial nas três categorias do vôlei indoor (infanto-juvenil (1991), juvenil (1993) e adulta (2002)), Nalbert Bittencurt decidiu deixar as quadras, encerrando uma carreira de 19 anos cujos últimos anos foram passados no vôlei de praia.
A decisão do jogador, que em 9 de março completa 36 anos, foi tomada no início deste mês de fevereiro. A última vez em que ele atuou foi no dia 28 de novembro, quando caiu na fase eliminatória da etapa de Salvador do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Na ocasião, ele desfez a dupla com Franco, o último parceiro nas areias.
Nalbert é um dos atletas mais vitoriosos da história do voleibol. Ex-capitão da seleção brasileira, ele soma no currículo um título olímpico (Atenas-2004), um Mundial (2002) e três títulos da Liga Mundial (2001, 2003 e 2007). Além disto, ele conduziu o tradicional Banespa (hoje Brasil Vôlei) à taça da Superliga masculina de 2005.
Fora do país, Nalbert jogou na Itália (Macerata e Modena) e no Japão (Panasonic). O momento mais dramático de sua trajetória profissional se deu em março de 2004, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Atenas, quando ele sofreu uma grave contusão no ombro. O período de afastamento era estimado entre quatro e oito meses.
Obstinado, o jogador se inseriu em um intenso processo de recuperação e em agosto já estava defendendo a camisa do time verde-amarelo. Jogou pouco, mas estava na Grécia para receber o ouro que coroou a vitoriosa geração construída pelo técnico Bernardinho.
Após conquistar a Superliga com o Banespa, Nalbert decidiu jogar na praia, mas não obteve o mesmo sucesso que no indoor. Ainda tentou um retorno ao assinar com o Minas na temporada 2007/2008. Mesmo com problemas de contusão, chegou a ser novamente convocado pelo técnico Bernardinho e tinha como meta atuar no Pan-americano do Rio, mas uma contusão na coxa o impediu.
A ideia então passou a ser as Olimpíadas de Pequim, mas acabou cortado por Bernardinho. Ele voltou para a praia e viveu bons momentos na vida pessoal, com o casamento com a atriz Amandha Lee e o nascimento da filha Rafaela, em outubro de 2009.