Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vasco tenta esquecer Botafogo contra o Sousa, pela Copa do Brasil

Depois de sofrer a sua primeira derrota na temporada, 2 x 0 para o Botafogo, justamente na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Vasco volta as suas baterias para a Copa do Brasil, competição pela qual entra em campo nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), para medir forças com o Sousa-PB pelo confronto de volta da primeira fase da Copa do Brasil.

As chances de reabilitação são enormes, pois na ida os cruz-maltinos ganharam por 2 x 1 e agora podem perder até por 1 x 0 que se classificam, já que os tentos marcados como visitante valem para critério de desempate. Caso os paraibanos devolvam o 2 a 1 forçarão a disputa de pênaltis. O ganhador enfrentará na fase seguinte o classificado do duelo entre Nacional-AM e ASA-AL.

Vágner Mancini, técnico do Vasco, vem adotando postura de psicólogo para poder tirar da cabeça dos jogadores o desânimo por conta da derrota para os botafoguenses. O treinador revelou que este foi o principal foco do trabalho de preparação para o confronto diante dos paraibanos. Ele, porém, tem a certeza de que o comportamento de seus comandados vai melhorar.

"Claro que na segunda-feira e até na terça ainda tinha algo no pensamento deles, pois não é fácil você perder uma decisão. Mas conversamos com os jogadores e acredito que não existe mais nada disso. Tenho convicção de que entraremos muito bem contra o Sousa e vamos realizar um grande jogo", disse.

Disposto a não ver seu time ser prejudicado pelo que aconteceu contra o Botafogo, Vágner Mancini vai promover diversas alterações a fim de melhorar o desempenho.

"É importante também esse tipo de modificação, pois assim você consegue deixar todos os atletas do elenco motivados e certos de que poderão assumir o posto de titular", explicou Mancini.

As mudanças realmente foram muitas. O lateral direito Élder Granja, o zagueiro Titi e os volantes Nilton e Léo Gago foram barrados. Com isso, Fagner entra na lateral direita, Thiago Martinelli passa a formar dupla de zaga com Fernando e Rafael Carioca ganha oportunidade no meio-de-campo. Robinho e Elton são as demais novidades, formando trio ofensivo com Dodô, uma vez que Philippe Coutinho foi recuado para o setor de criação, já que Carlos Alberto é desfalque por ter que cumprir suspensão devido a uma expulsão na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Se o Vasco tenta esquecer o passado recente, o Sousa busca afastar a crise que se instalou no clube após o empate por 1 x 1 com o Desportiva Guarabira, que levou o time ao sexto lugar do Campeonato Paraibano, com apenas oito pontos conquistados. Pior foi que o resultado gerou a demissão do técnico Pedro Manta. O substituto seria Reginaldo Sousa, que chegou a ser anunciado, mas optou por permanecer no CSA-AL, o que revoltou os dirigentes do Sousa.

Diante deste cenário quem acabou sendo confirmado como técnico foi Suélio Lacerda, ex-volante de Botafogo e São Paulo. O treinador, sem maiores opções, vai manter a base que participou do primeiro jogo. Os atletas paraibanos sonham com a possibilidade de surpreender o Vasco na Colina histórica.

"Tenho certeza de que podemos realizar um grande jogo e conseguirmos um resultado positivo, apesar de reconhecermos as qualidades do Vasco, que é um grande time", disse o atacante Manú, destaque da equipe nordestina.

FICHA TÉCNICA - VASCO-RJ x SOUSA-PB

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de fevereiro de 2010 (Quinta-feira)
Horário:19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Assistentes: Marco Antônio Martins (SC) e Gelson Pimentel (ES)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Fernando, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza e Philippe Coutinho; Robinho, Dodô e Elton
Técnico: Vágner Mancini

SOUSA: Ricardo, Michel, Alysson, Alexandre e Camilo; Mir, Juninho, Leo Olinda e Ribinha; Cléber e Manú
Técnico: Suélio Lacerda