Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Objetiva, Inter vence Chelsea e pode empatar no jogo de volta

Na primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, a Internazionale de Milão sofreu enorme pressão, mesmo jogando em casa, mas foi objetiva e conseguiu vencer o Chelsea por 2 x 1, gols dos argentinos Milito e Cambiasso, com Kalou descontando.
[SAIBAMAIS]
Com este resultado, os italianos terão a vantagem do empate no jogo de volta, que será disputado em Stamford Brigde, na Inglaterra. Os Blues precisarão vencer por apenas 1 x 0 para seguir adiante no torneio, já que marcaram um gol fora de casa. Caso o placar se repita, haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, pênaltis.

O destaque individual da Inter foi o zagueiro brasileiro Lúcio, que roubou muitas bolas e foi principal figura da pressionada defesa nerazzuri. O primeiro gol italiano ocorreu aos 3 minutos do primeiro tempo, num chute de Diego Milito.

Após pressionar durante todo o primeiro tempo, o Chelsea conseguiu o empate aos 5 minutos da segunda etapa, com um chute de fora da área de Kalou (após jogada de Ivanovic). Porém, aos 10 minutos, Cambiasso bateu firme de fora da área e garantiu o resultado para os anfitriões

O jogo

O Chelsea começou melhor na partida, tocando melhor e mantendo mais a posse de bola. Entretanto, no primeiro lance de perigo, a Inter abriu o placar. Com apenas 3 minutos de jogo, Samuel Eto;o passou para Diego Milito, que limpou o zagueiro e chutou no canto direito de Petr Cech, que não conseguiu defender.

Mesmo saindo em desvantagem no placar, os Blues não diminuíram o ritmo e seguiram com a bola no campo de ataque, mas sem incomodar muito o goleiro Júlio César. As principais jogadas da equipe saíam pela esquerda, onde Florent Malouda estava improvisado na lateral e o meia-atacante Salomon Kalou fazia grande partida, se movimentando muito e criando espaços.

Superior na posse de bola, as chances começaram a aparecer para os ingleses, mas sempre em chutes de fora da área: aos 15 minutos, Drogba cobrou falta no travessão. Três minutos depois, Ballack chutou da entrada da área e Júlio César defendeu.

Desta forma, a Inter passou a buscar mais contra atacar, principalmente pelos lados do campo, com Maicon (pela direita) e Sneijder (na esquerda), entretanto, o goleido Petr Cech não teve muito trabalho. Em todo o primeiro tempo, foram 12 finalizações do time inglês, contra apenas três da equipe italiana.

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira: com o Chelsea melhor. E os londrinos foram premiados por buscar mais o gol aos 5 minutos, depois de belíssima arrancada, Ivanovic passou para Kalou chutar no canto esquerdo de Júlio César, que demorou para cair e defender.

Mas não demorou muito para os anfitriões voltarem a assumir a ponta do placar. Aos 10 minutos, Sneijder passou para o volante argentino Cambiasso, que chegou chutando de primeira para recolocar os Nerazzuri na frente.

Com a vantagem, o Chelsea voltou a pressionar, mas já sem a mesma organização. Lampard começou a aparecer no jogo, mas foi pouco efetivo. Para piorar para os londrinos, aos 15 minutos Petr Cech sentiu um problema na coxa e foi substituído pelo português Henrique Hilário.

Após a mudança de jogadores na meta, os Blues diminuíram seu ritmo ofensivo e passaram a segurar o jogo, já pensando na segunda partida. A Internazionale, por sua vez, tentava recuperar a bola e partir em jogadas individuais de Balotelli, que entrara no lugar do volante brasileiro Thiago Motta. Entretanto, nem Hilário, nem Júlio César, tiveram muito trabalho nos últimos 45 minutos.

FICHA TÉCNICA - INTERNAZIONALE 2 X 1 CHELSEA

Local: Estádio Giuseppe Meazza, em Milão (Itália)
Data: 24 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Manuel Mejuto González (Espanha)
Assistentes: Jesús Calvo Guadamuro e Juan Carlos Yuste Jimenez (ambos da Espanha)
Cartões Amarelos: Thiago Motta, Diego Milito (I), Salomon Kalou (C)
GOLS: INTERNAZIONALE: Milito, aos 3 minutos do primeiro tempo, e Cambiasso, aos 10 minutos do segundo tempo
CHELSEA: Kalou, aos 5 minutos do segundo tempo

INTERNAZIONALE: Júlio César; Maicon, Lúcio, Walter Samuel e Javier Zanetti; Estebán Cambiasso, Thiago Motta (Mario Balotelli), Dejan Stankovic (Sulley Ali Muntari) e Wesley Sneijder; Samuel Eto;o (Goran Pandev) e Diego Milito
Técnico: Jose Mourinho

CHELSEA: Petr Cech (Henrique Hilário); Branislav Ivanovic, Ricardo Carvalho, John Terry e Florent Malouda; Obi Mikel, Frank Lampard, Michael Ballack e Salomon Kalou (Daniel Sturridge); Nicolas Anelka e Didier Drogba
Técnico: Carlo Ancelotti