A primeira rodada do ATP 500 de Dubai foi finalizada nesta terça-feira (23/2). Cabeça de chave número 4 do torneio, o russo Nikolay Davydenko se classificou para as oitavas de final ao lado dos outros três favoritos que entraram em quadra. O escocês Andy Murray, por sua vez, terceiro pré-classificado, conheceu seu rival.
Em sua estreia, Davydenko se defendeu com sucesso nas oito vezes que teve seu saque ameaçado e venceu o francês Florent Serra com parciais de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/1. Nas oitavas, ele enfrenta o alemão Michael Berrer, que bateu o ucraniano Sergiy Stakhovsky em sets diretos de 6/4 e 7/6 (7-3).
Cabeça de chave número 5 nos Emirados Árabes, o francês Jo-Wilfried Tsonga ganhou o primeiro set do francês Michael Llodra por 7/6 (11-9) e depois viu o rival abandonar. Na próxima fase do torneio, ele pega o croata Ivan Ljubicic, algoz do tcheco Jan Hernych.
O croata Marin Cilic, sexto pré-classificado, teve seu saque ameaçado pelo francês Arnaud Clement cinco vezes, mas soube como se defender para vencer em sets diretos de 6/2 e 6/4. Nas oitavas, o tenista pega o qualifier austríaco Stefan Koubek, responsável pela eliminação do espanhol Feliciano Lopez.
Para completar o dia dos cabeças de chave, o russo Mikhail Youzhny, sétimo favorito, precisou de duas horas e 39 minutos para vencer o eslovaco Lukas Lacko por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (3-7), 7/6 (7-5) e 6/1. Em seguida, ele pega o alemão Bjorn Phau, que ganhava por 3/0 quando viu a desistência do convidado Mohammad Ghareeb, do Kwait.
Terceiro pré-classificado, o escocês Andy Murray conheceu seu adversário também nesta terça-feira. Nas oitavas, o britânico enfrenta o sérvio Janko Tipsarevic, responsável por vencer o italiano Andrea Seppi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/5.
O duelo entre os dois adversários é equilibrado. Atual quarto colocado no ranking mundial, Murray tem três vitórias em cinco confrontos com o sérvio, dono do 39º lugar na lista da ATP. Tipsarevic não ganha há dois jogos, desde que levou a melhor nas oitavas de Moscou-2007.