Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Scheidt e Prada esperam boa estreia em Brasília

O velejador Robert Scheidt e o proeiro Bruno Prada, da classe Star, estão prontos para a Pré-Olímpica de Vela, em Brasília. A dupla treinou na Represa Guarapiranga, durante o carnaval, e nestas segunda e terça-feira nas raias montadas no Lago Paranoá.

"Fizemos um bom treino. As condições eram o que já esperávamos, com ventos fracos e raia muito rondada", contou Scheidt. "Agora é torcer para ter uma boa estreia e fazer um bom campeonato. Apesar de não precisarmos da vaga na equipe permanente, estamos animados para competir em alto nível", anseia o velejador.

O evento, que vai até o dia 28, vai definir os velejadores brasileiros que receberão recursos para competir no exterior, na preparação para os Jogos de Londres, em 2012 - os primeiros colocados de cada classe terão o apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).

Como medalhistas de prata na classe Star nos Jogos de Pequim/2008, Scheidt e Prada já têm lugar assegurado no grupo e não precisariam participar da Pré-Olímpica, mas querem aproveitar a oportunidade de medir forças com grandes velejadores, como as duplas Torben Grael/Marcelo Ferreira e Lars Grael/Ronald Seifert.

Na preparação para a Pré-Olímpica, Scheidt e Prada treinaram na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, durante o Carnaval. O objetivo era velejar em lago, sem ondas e com ventos fracos. "Na Guarapiranga, encontramos condições muito parecidas às que vamos enfrentar no Paranoá", explicou o proeiro Bruno Prada.

"Na Pré-Olímpica, o fundamental é velejar bem. O vento muda demais nas raias, tem de estar muito esperto, focado no que vai acontecer lá na frente", espera Scheidt, dono de dez títulos mundiais (um na Star e nove na Laser). "Se conseguirem fazer as três regatas por dia que estão previstas aqui em Brasília, já será muito bom. A chance de perder prova por falta de vento é grande. É importante sempre tentar ver à frente na regata, prever como vai ser o próximo movimento", comentou o velejador.

A Pré-Olímpica de Vela vai até o dia 28. Na classe Star, estão previstas nove regatas, com o máximo de três por dia. Para a competição ser válida, devem ser realizadas no mínimo quatro provas. Entre seis e oito regatas, os velejadores terão direito a um descarte. Acima de oito, os dois piores resultados de cada um serão descartados. A pesagem das tripulações do Star vai até o meio-dia desta quarta-feira. A primeira regata da classe está prevista para as 13 horas.