Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Favorito Barcelona enfrenta preocupado Stuttgart na Alemanha

O Barcelona estreia nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa nesta terça-feira, às 16h45 (de Brasília), quando visita o Stuttgart na VfB Arena, em Stuttgart, na Alemanha. Os atuais campeões do torneio continental são favoritos para este duelo, uma vez que os anfitriões estão mal das pernas no Campeonato Alemão e encontraram dificuldades para chegar nesta etapa do torneio.

Para esta partida, os catalães terão que mostrar a força do elenco. Isto porque o técnico Pep Guardiola não conta com o lateral esquerdo francês Eric Abidal (com um problema na virilha) e o meia reserva Seydou Keita (que sente um desconforto na coxa). Recuperados de contusões, o lateral direito brasileiro Daniel Alves e o volante espanhol Xavi viajaram para a Alemanha, mas ainda serão reavaliados antes da partida.

Capitão dos blaugranas, Carles Puyol disse que gosta de atuar muitas partidas seguidas, mas pediu atenção com o adversário. "É sempre bom jogar no meio da semana. Significa que ainda estamos lutando por títulos", afirmou o jogador para o site oficial do time. "Eles estão jogando bem e tem um time perigoso. Se não estivermos focados, podemos ter problemas", alertou o camisa 5.

O craque do time, Lionel Messi, lembrou que os espanhois costumam se dar bem contra alemães. "Sabemos que as equipes alemãs são sempre fortes. É benéfico também jogarmos o segundo jogo no Camp Nou. Nós vamos estar prontos para este teste e o Barça vai jogar na Alemanha com a intenção de ganhar o jogo, de modo a que a segunda partida seja mais tranquila", garantiu o melhor jogador do mundo.

Do outro lado, as atenções estão voltadas para o atacante germano-brasileiro Cacau. O jogador marcou quatro gols no último final de semana (vitória de seu time sobre o Colônia por 5 x 1) e é a principal esperança de gols do time alemão. "Temos que ter um bom resultado em casa, pois lá é muito difícil de vencer. O Barça tem muitas ameaças, especialmente o Xavi, Iniesta e o Messi. Nós temos o trabalho de equipe. Se jogarmos coletivamente temos mais chances", afirmou o brasileiro da seleção da Alemanha.

Quem entra motivado para este duelo é o bielorusso Aliaksandr Hleb. O meia do Stuttgart tem os direitos federativos ligados ao Barcelona. Além disso, o jogador estava no Arsenal na temporada 2005/2006, quando o time londrino perdeu a final da Champions League para os catalães.

"Provavelmente o Barcelona é o melhor time do mundo. O jogo coletivos deles é fantástico, além da qualidade individual. As vezes é simplesmente inacreditável. Certamente teremos muitas dificuldades. Mas temos chance de vencer e vamos nos agarrar a ela. Precisamos nos defender bem e não cometer erros. Se não mostrarmos medo e dar nosso máximo, uma surpresa é possível", elogiou.

FICHA TÉCNICA - BARCELONA X STUTTGART

Local: Estádio VfB Arena, em Stuttgart (Alemanha)
Data: 23 de fevereiro de 2010, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

BARCELONA:
Víctor Valdés; Daniel Alves (Gabi Milito), Carles Puyol, Gerard Piqué e Maxwell; Sergi Busquets, Xavi (Yaya Touré) e Iniesta; Lionel Messi, Thierry Henry e Zlatan Ibrahimovic
Técnico: Pep Guardiola

STUTTGART: Jens Lehmann; Stefano Celozzi (Sami Khedira), Serdar Tasci, Matthieu Delpierre e Cristian Molinaro; Christian Tr;sch, Timo Gebhart, Zdravko Kuzmanovic e Aliaksandr Hleb; Cacau e Pavel Pogrebnyak
Técnico: Christian Gross