A brasileira Isabel Clark, 19ª colocada na prova de snowboard dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, teve diagnosticada uma lesão no joelho direito devido ao desgaste provocado pelo impacto sofrido ao longo da carreira. Como o próximo objetivo da atleta é o Campeonato Mundial de La Molina, em janeiro de 2011, Isabel não participará das últimas etapas da Copa do Mundo desta temporada, em março.
A recomendação médica para a recuperação plena é de quatro semanas de exercícios leves, sem impacto nenhum, além de fisioterapia. O pequeno acidente de percurso não a deixou completamente decepcionada, pois ela sabe que tem maiores objetivos a alcançar no futuro.
"Gostaria de completar a temporada toda como tínhamos planejado, mas depois da competição em Cypress, senti que meu corpo estava precisando de um descanso para se recuperar. Não faz sentido fazer duas copas do mundo e me expor a possíveis impactos, quando a recomendação é justamente o contrário. Então, meu objetivo agora passa a ser a recuperação para os próximos desafios", explicou Isabel.
Após a participação nos Jogos Olímpicos de Vancouver, na terça-feira, dia 16, Isabel sentiu o joelho direito dolorido e inchado. Depois de realizar exames na policlínica da Vila Olímpica de Vancouver, a atleta teve o diagnóstico da lesão: um edema na cabeça do osso femoral e tibial produzido por múltiplos impactos, além de perda de fibras no ligamento cruzado anterior.
Lesões no local não são novidade para a snowboarder. "Em 2002 tive uma no mesmo joelho, mas já estava totalmente recuperada um ano depois. Esta temporada foi muito forte, e na pista de Cypress forcei muito o joelho nos dias de treino e competição", disse Isabel. "Não é caso de operação. Eu preciso de tempo para o joelho cicatrizar sem forçá-lo com mais impactos", acrescentou a atleta.
Desta forma, Isabel não fará as ultimas duas etapas da Copa do Mundo de Snowboard, em Valmalenco, na Itália, e La Molina, na Espanha. O objetivo é a recuperação para a disputa do Campeonato Mundial, também em La Molina, em janeiro do ano que vem.
"No final de março inicio a preparação para as competições que começam em junho. Quero disputar o Brasileiro, o Sul-Americano e uma etapa da Copa do Mundo. Tudo com o objetivo de chegar bem ao Mundial de La Molina 2011", explicou Isabel.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos em Neve, Stefano Arnhold, elogiou a snowboarder, e desejou uma rápida recuperação. "Fiquei muito satisfeito em ver o entusiasmo que a Isabel demonstrou para a participação no próximo Campeonato Mundial. Agora é tratar do joelho, seguir as recomendações médicas e voltar ao treinamento assim que possível. Ela já mostrou ser uma atleta especial e vai se superar mais uma vez", anseia o dirigente.