A expectativa é que a decisão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho seja um Gre-Nal. Para confirmar a lógica, os dois maiores clubes do Estado terão de vencer na semifinal. Neste sábado, o Grêmio enfrenta o Inter de Sante Maria, em um "Gre-Nalzinho", no Olímpico.
A partida das 19h30 (de Brasília) faz o Tricolor além de buscar acertar a defesa, vazada em todas as partidas do ano, querer trazer novamente a torcida para o seu lado. As vitórias não têm sido suficientes para alegrar a torcida. Diante do Veranópolis, na quarta-feira, muitas vaias surgiram. Uma partida com um sistema defensivo rígido e a manutenção da boa fase ofensiva são fatores capazes de melhorar a relação da arquibancada com o time.
Apesar dos problemas na defesa, o técnico Silas tem se mostrado satisfeito com o desempenho no setor, mesmo com os constantes gols sofridos. "Trabalhamos muito essa semana a questão defensiva. Não tivemos sérios problemas lá atrás (contra o Veranópolis). Às vezes estoura lá atrás, mas a culpa quando não conseguimos ganhar é de todo mundo", opinou o treinador.
A maior parte da ira dos gremistas recai sobre Ferdinando. Homem de confiança de Silas, o volante não será poupado nesse fim de semana. Outro problema que terá de ser contornado está no número de pendurados. São seis jogadores (Victor, Maurício, Mário Fernandes, Rafael Marques, Ferdinando e Adilson) que estão com dois cartões amarelos e podem ficar fora de uma possível final no próximo fim de semana. Porém, nem todos estarão em campo.
O Coloradinho ou Interzinho, como é conhecido o Inter-SM, é a principal surpresa da semifinal do Regional. Até as últimas rodadas da fase de grupos, o time de Santa Maria era um dos candidatos ao rebaixamento. Então, o técnico Bagé chegou para melhorar a situação. Sob o seu comando, são três vitórias seguidas em quatro jogos, entre elas o 2 x 0 fora de casa nas quartas de final sobre o São José.
"Não teve mágica nem milagre. Foi trabalho mesmo. Nós trabalhamos muito, conversamos com os jogadores e mostramos para esse grupo a qualidade que ele tem, mas que não estava aparecendo até em função da falta de confiança e dos maus resultados", explicou o treinador. A equipe terá o retorno do volante William Feijó. O meio-campista cumpriu suspensão diante do Zequinha.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x INTER-SM
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 20 de fevereiro de 2009, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa)
Assistentes: Carlos Selbach e José Otávio Bittencourt
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício e Fábio Santos; Ferdinando, Fábio Rochemback, Leandro e Douglas; Borges e Jonas
Técnico: Silas
INTER-SM: Douglas; Djair, Xande e Sanaduva; Maurício Medeiros, Willian Feijó, Júlio César, Juliano e Rossini; Émerson Bala e Dudu
Técnico: Bagé