A exemplo do que aconteceu nos Estados Unidos há uma semana, o Novo Basquete Brasil (NBB) vai reunir os melhores jogadores do campeonato nacional em Uberlândia (MG) para a realização do Fim de Semana das Estrelas. A elite do esporte no país vai se encontrar na Arena Tancredo Neves, hoje e amanhã. A principal atração, o Jogo das Estrelas, ocorre amanhã, às 10h30, mas a festa tem início hoje, com o torneio de arremessos de três pontos, o concurso de enterradas e o jogo dos veteranos.
Representando Brasília e o Universo neste primeiro dia estão o ala Arthur, nas bolas de três, e o ala-pivô Enéias, nas enterradas. Para Arthur, ser uma das estrelas não é novidade, já que ele participou do jogo principal no ano passado. Mas, desta vez, o jogador vai entrar em uma nova disputa. ;É totalmente diferente do jogo, pois pegamos as bolas de um carrinho para arremessar;, explica. ;Concentrei o treino nas bolas de três nesta semana, mas vamos chegar lá para ver. Quero fazer o meu melhor e ganhar, mas não há favoritos, quem se adaptar melhor, vence;, analisa.
Para o ala, o importante do evento é a oportunidade de encontrar os colegas de profissão em um clima diferente da competição nacional. ;É algo totalmente festivo; não tem vitória, não vale ponto, é mais pela diversão;, avalia, citando a diferença dos confrontos pelo NBB.
Um dos momentos mais esperados pelos torcedores é o concurso de enterradas, que proporciona belas e diferentes jogadas de um dos lances que mais arrancam aplausos no basquete. Enéias representará o Universo. Foi escolhido para substituir o ala Alex, que desistiu da disputa. ;Ele disse que já ia participar do jogo no domingo e me deu a oportunidade de estar lá;, revela o atleta, que já tem na bagagem um troféu de campeão em um concurso semelhante. ;Quando a And 1 (grupo de basquete de rua dos Estados Unidos) veio para Brasília, participei de um concurso com outros jogadores daqui e fui campeão;, lembra.
De acordo com Enéias, os principais adversários devem ser Júlio Toledo, atual campeão, do Araraquara, e Alex, do Bauru. O jogador conta que treinou alguns truques para superá-los, mas manteve o mistério em relação ao que vai realizar hoje. ;A primeira vai ser uma enterrada mais comum, mas, na segunda, o Arthur vai ajudar. O Valtinho também se ofereceu, caso eu queira fazer alguma ponte-aérea;, destaca ele, deixando o suspense no ar.
Amanhã, o campeão e o vice da competição de enterradas vão ter mais uma oportunidade de mostrar as manobras diante da torcida. Os dois mais bem colocados voltam aos holofotes no dia do Jogo das Estrelas para uma exibição especial.
Estrelas de ;ontem; também jogam
Não serão só os principais jogadores do NBB atualmente que farão parte do espetáculo. Os atletas que costumavam povoar as quadras antigamente também terão a oportunidade de mostrar que não perderam o jeito com a bola nas mãos. Dentre os nomes já confirmados pela organização, estão os de alguns velhos conhecidos da torcida brasileira, como Pipoka, Cadum, Marcel, Guerrinha, Chuí e Demétrius. A partida começa às 19h30, logo depois dos torneios de três pontos e enterradas.
Como funciona
Concurso de enterradas
As enterradas também são definidas em três rounds. No primeiro, os 15 participantes têm duas enterradas cada, sem ajuda de ninguém. Os seis melhores passam para a fase seguinte, na qual mais duas enterradas devem ser realizadas, dessa vez com auxílio de um ou mais companheiros. Os três melhores disputam a final. Nessa etapa, as enterradas podem ser executadas com ou sem a ajuda de outros atletas. Cada movimento recebe uma nota de seis a 10 de um júri de cinco pessoas e do público.
Universo bem representado
A definição dos titulares dos times Kanela e Pedroca foi por meio de votação popular. E a boa fase do Universo, líder isolado da competição nacional, não passou despercebida. Três dos quatro jogadores da equipe do DF foram escolhidos pelos torcedores como titulares da equipe Pedroca. Valtinho, Alex e Guilherme vão começar a partida, enquanto o pivô Estevam, o outro representante, fica no banco de reservas. Quem também vai sentar lá é o técnico Alberto Bial, do Joinville, que vai ter sob seu comando os jogadores de Brasília.
Do outro lado, no Kanela, o técnico Lula Ferreira será o responsável por dirigir os atletas e enfrentar os próprios pupilos, uma experiência nova para ele, que está acostumado a comemorar as jogadas de Alex, Guilherme e Valtinho. ;Eles estão mais fortes, com conjunto. Afinal, 60% do time é do Universo, mas tudo bem;, comenta o treinador, aos risos. ;É um jogo de festa, uma apresentação, não tem competitividade.;
Na TV
O SporTV anuncia a transmissão dos eventos de sábado do Fim de Semana das Estrelas, a partir das 17h. No domingo, a Globo e a SporTV transmitem o Jogo das Estrelas, às 10h30.