Em partida disputada sob um forte esquema de segurança, a norte-americana Venus Williams acabou com a boa fase da israelense Shahar Peer no Torneio de Dubai. Nesta sexta-feira, a número cinco do mundo passou pela semifinal ao bater a adversária em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/4.
Na decisão, Williams terá pela frente a bielo-russa Victoria Azarenka, que derrotou a polonesa Agnieszka Radwanska por 6/3 e 6/4. Apesar de estarem no topo do ranking mundial, elas se encontraram apenas uma vez no circuito profissional, durante as Olimpíadas de Pequim, quando Venus triunfou sobre a sexta colocada na lista da WTA.
A presença de Peer na disputa foi recheada de polêmica. Após ter o visto de entrada nos Emirados Árabes Unidos negado no ano passado, a atleta precisou ter proteção reforçada em 2010, especialmente após o assassinato de Mahmoud al-Mabhouh, líder do grupo terrorista Hamas. Facções israelenses são suspeitas de terem cometido o crime.
Em quadra, Peer não conseguiu impor o tênis que a havia feito eliminar três cabeças de chave na disputa. Acuada pela norte-americana, a israelense perdeu os quatro primeiros games e foi presa fácil no primeiro set. Na segunda etapa, ela chegou a ter 3 a 2 no placar, mas permitiu a virada e acabou derrotada em 1h23min.