As semifinais do Torneio de Memphis foram definidas na madrugada desta sexta-feira (19/2). Cabeça de chave número 1, a russa Maria Sharapova enfrenta na próxima fase a tcheca Petra Kvitova, quinta pré-classificada. As duas tenistas se preparam para o primeiro confronto no circuito.
Sharapova cometeu seis duplas faltas, cinco no segundo set, e teve apenas 47% de aproveitamento no primeiro serviço contra a britânica Elena Baltacha, oitava favorita. No entanto, converteu 23 dos 28 pontos depois de encaixar o saque inicial. Depois de não ter seu serviço ameaçado na primeira parcial, a russa suou mais no segundo período, mas venceu com parciais de 6/2 e 7/5.
Desta forma, a russa volta a uma semifinal depois de aproximadamente cinco meses. Ele não brigava por uma vaga na decisão desde o Torneio de Tóquio-2009, do qual conquistou o título. No Japão, ela bateu a polonesa Agnieszka Radwanska antes de ser campeã sobre a sérvia Jelena Jankovic.
Já Kvitova teve mais trabalho para garantir um lugar na semi, já que precisou virar o placar diante da estoniana Kaia Kanepi, cabeça de chave número 3 do evento. A tcheca conseguiu apenas duas quebras de saque, uma a menos que a rival, mas levou a melhor no tie-break para ganhar com parciais de 1/6, 6/3 e 7/6 (7-0).
Cabeça de chave número 2 do torneio e apontada como principal revelação do tênis norte-americano, Melanie Oudin, de apenas 18 anos, foi eliminada pela sueca Sofia Arvidsson. Atual 102ª do mundo, a europeia passou pelo quali antes de vencer em sets diretos de 6/1 e 6/3 em menos de uma hora.
Na semifinal, a sueca enfrenta a britânica Anne Keothavong, que venceu a croata Karolina Sprem por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3. As rivais de 26 anos contabilizam sete partidas no circuito. Com quatro vitórias, a tenista sueca leva vantagem no confronto direto.