Campeã olímpica nos Jogos de Pequim-2008, Tia Hellebaut decidiu encerrar a carreira quatro meses depois. No dia de seu 32º aniversário, no entanto, a belga seguiu os exemplos das compatriotas Justine Henin-Hardene e Kim Clijsters e anunciou seu retorno às competições de salto em altura.
Grávida de três meses da filha Lotte, Hellebaut resolveu se aposentar no auge de sua carreira, no mês de dezembro de 2008. Nesta terça-feira, dia em que anunciou sua volta, a saltadora revelou que treinou por um período de sete semanas entre dezembro e janeiro de 2009, na África do Sul.
Ex-líderes do ranking mundial e com títulos de Grand Slam no currículo, as tenistas Justine Henin-Hardene e Kim Clijsters também resolveram retomar suas respectivas carreiras recentemente. A segunda voltou no ano passado e venceu o Aberto dos Estados Unidos logo de cara.
Nos Jogos de Pequim-2008, Hellebaut protagonizou uma das maiores surpresas do torneio ao vencer a croata Blanka Vlasic com um salto de 2,05m, melhor marca de sua carreira. Primeira belga a superar a marca dos 2 metros no salto em altura, a belga também conquistou a prova de pentatlo do Mundial de Atletismo de Valencia-2008.