A angústia da torcida de Tenerife terminou. Depois de mais de dois meses sem comemorar uma vitória, os fãs da equipe vibraram nesta segunda-feira. Atuando no estádio Heliodoro Rodríguez Lopéz, em Santa Cruz de Tenerife, o clube da casa derrotou o Mallorca pelo placar mínimo e reencontrou o ânimo necessário na briga para evitar o rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Espanhol.
O último resultado positivo do Tenerife ocorrera no dia 6 de dezembro, quando a equipe derrotou o Sporting Gijón, atual 13ª colocado, pelo placar de 2 x 1. Com o triunfo desta segunda-feira, o time das Ilhas Canárias subiu para 20 pontos e deixou a penúltima colocação da competição. A desvantagem para o Zaragoza, primeiro clube posicionado fora da zona da degola, é de apenas um tento.
Em contrapartida, o revés interrompeu o embalo do Mallorca neste início de segundo turno. Após bater o Villarreal na última rodada, o rubro-negro perdeu a oportunidade de ultrapassar o Sevilla na quarta posição e se estabelecer na região de classificação à Copa dos Campeões da Europa. O time do lateral direito Felipe Mattioni, que não entrou em campo, soma 37 pontos no torneio.
Na briga por um lugar na principal competição europeia, o Mallorca volta a campo no próximo sábado para uma verdadeira 'decisão' ante o Sevilla, dos brasileiros Adriano, Renato e Luís Fabiano, em Palma de Mallorca. Por sua vez, o Tenerife tentará iniciar uma arrancada para permanecer na Primeira Divisão no domingo, diante do Athletic de Bilbao, no País Basco.